Skip to main content
Capa
Nº 73 | 03 Fevereiro 2023
Edição nº 73
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Negócios
Projeto Aquainvert pretende produzir lapas em aquacultura
Projeto Aquainvert pretende produzir lapas em aquacultura
O investigador Carlos Andrade considera que um peixe de aquacultura é tão ou mais saudável que um peixe de ambiente selvagem. “Há algumas mensagens veiculadas sobre o pescado de aquacultura completamente falsas”, diz.
Gato Preto aposta no  e-commerce e vê Madeira como mercado de futuro
Gato Preto aposta no e-commerce e vê Madeira como mercado de futuro
As vendas online têm tido um forte crescimento na Madeira. Transformação digital e e-commerce continuarão a ser apostas da cadeia de produtos de decoração. Clima e turismo são elementos diferenciadores nas lojas da Madeira e dos Açores.
Sky Portugal abre escritório na Madeira
Sky Portugal abre escritório na Madeira
O novo espaço na Madeira conta atualmente com 20 pessoas, mas a intenção da empresa é recrutar cerca de 100 colaboradores no decurso deste ano, na área de engenharia, 15 dos quais no Funchal.
Choux: a pastelaria  que junta bolos franceses aos sabores regionais
Choux: a pastelaria que junta bolos franceses aos sabores regionais
A pasteleira Joana Gonçalves meteu ‘mãos à obra’ na altura da pandemia. As encomendas são uma parte importante do negócio, sendo que representam cerca de 50% do faturamento da empresa. É possível mandar fazer bolos de aniversário, sobremesas e cestos de piquenique.
Perspetiva
Silêncio depois  do terramoto provocado por Sérgio Marques
Silêncio depois do terramoto provocado por Sérgio Marques
As declarações de Sérgio Marques levaram à renúncia do mandato como deputado na Assembleia da República. Grupos económicos têm desvalorizado afirmações do social democrata.
Grande Entrevista
“Este pode ser ano chave para aprovar nova Lei  das Finanças Regionais”
“Este pode ser ano chave para aprovar nova Lei das Finanças Regionais”
Rogério Gouveia considera que dificilmente se encontra um quadro legislativo tão estável para aprovar a nova Lei das Finanças Regionais, face à estabilidade governativa na Madeira e nos Açores e a maioria absoluta na República. Nova lei permitiria baixar carga fiscal, defende.
Região
Madeira deve escapar à recessão
Madeira deve escapar à recessão
O turismo e imobiliário devem sustentar projeção de subida do PIB de 1,3% em 2023. Mas existem alertas para a importância de diversificação da economia e de mercados turísticos. Um dos riscos é o aumento de taxas de juro.
Denúncias sobre violência obstétrica não chegaram  à Ordem e sindicatos
Denúncias sobre violência obstétrica não chegaram à Ordem e sindicatos
Ordem dos Médicos da Região decidiu não se pronunciar sobre o assunto e o SESARAM optou por não responder. Por sua vez, a Ordem dos Enfermeiros diz não ter recebido queixas.
Cultura & Lazer
Sofar Sound chega  à Madeira com concertos em lugares inesperados
Sofar Sound chega à Madeira com concertos em lugares inesperados
No meio da natureza, na praia ou nalgum edifício icónico, são alguns exemplos de “lugares incríveis” onde estes espetáculos, que duram duas horas, podem ter lugar.