Capa
Nº 511 | 27 Janeiro 2026
Notícias
Economia & Política
Mundo
Empresas
Ministro luxemburguês da Energia vem a Lisboa em fevereiro para discutir financiamento. Ministra do Ambiente vai também perguntar em Bruxelas por apoios à eólica offshore, depois de projetos em França terem sido selecionados. O objetivo é obter financiamento para não sobrecarregar as tarifas de eletricidade.
Apesar de envio para Tribunal de Justiça da UE, Bruxelas prepara-se para aplicar o pacto provisoriamente assim que um país do Mercosul ratifique o tratado. António Costa diz que Comissão Europeia tem autoridade para fazê-lo, antecipando benefícios do acordo.
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, considerou que as razões invocadas pelos EUA para saírem da agência da ONU são “falsas”, reiterando que a saída torna aquele país e o mundo “menos seguros”.
Em causa estão os dois lotes que ficaram excluídos da venda em 2019 ao consórcio Vanguard/Amorim Luxury, porque a DC Developments Gmbh, um gigante da promoção imobiliária da Alemanha, se opôs na altura à venda e podia fazê-lo. Hoje a transação prevista envolve a alienação "tal como está" das participações no capital social e de todos os créditos associados detidos pelos acionistas.