Skip to main content
Capa
Nº 320 | 31 Março 2023
Edição nº 320
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Humza Yousaf, Rishi Sunak e o novo Tratado de Edimburgo-Northampton
Humza Yousaf, Rishi Sunak e o novo Tratado de Edimburgo-Northampton
Do Punjab ao nosso parlamento, esta é uma jornada para as nossas gerações. A frase foi dita por Humza Yousaf, o novo primeiro-ministro da Escócia.
“Um bom líder deixa  a sua equipa brilhar  e ficar com os louros”
“Um bom líder deixa a sua equipa brilhar e ficar com os louros”
Após vários anos como Chief Scientist e diretor do Centro de Empreendedorismo e Tecnologia em Berkeley, Iklhak Sidhu divide hoje o seu tempo entre a Califórnia e a capital espanhola, onde lidera, desde 2021, a IE School of Technology. O autor de “Innovation Engineering – A pratical guide to creating anything new” foi o orador convidado na última sessão do Innov.Club, uma iniciativa da Vieira de Almeida & Associados (VdA) e da consultora Beta i, que conta com o Jornal Económico entre os seus membros.
Finlândia revalida  título de “país  mais feliz do mundo”
Finlândia revalida título de “país mais feliz do mundo”
A Finlândia foi eleita, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do mundo, segundo o Relatório Mundial de Felicidade das Nações Unidas, com uma pontuação significativamente mais alta que todos os outros países. O segredo da felicidade finlandesa passa por quatro elementos: natureza, estilo de vida, alimentação e sustentabilidade.
Uma ode  ao sol
Uma ode ao sol
A Xiaomi acaba de aumentar a sua oferta de smartwaches em Portugal, com a chegada prevista para abril, do Redmi Watch 3 que vai custar 199,99 euros.
“A felicidade  precisa ser  um objetivo  da política”
“A felicidade precisa ser um objetivo da política”
Pekka Haavisto foi deputado, líder da Aliança dos Verdes, ministro do Desenvolvimento e Ambiente e candidato a presidente da Finlândia em 2012, tendo ficado em segundo lugar. Ao Jornal Económico disse que a Finlândia não seria o país mais feliz do mundo se não fosse o seu “forte compromisso com a igualdade de género”. “Este é um dos nossos valores fundamentais”, garante. Lembra ainda que a Finlândia tem índices muito baixos de discriminação das minorias.
Sentimento de segurança renovado
Sentimento de segurança renovado
Conduzir em grande estilo é a primeira sensação de quem viaja num quase premium como é o Citroen C5 Aircross e com o especial gostinho de conduzir um veículo que lhe pode dar entre 40 e 50 quilómetros de autonomia em puro prazer elétrico.
Um físico em viagem, uma polémica e um Nobel
Um físico em viagem, uma polémica e um Nobel
Este é o diário de uma viagem que terminou há exatamente cem anos e que incluiu uma estadia de seis semanas no Japão, doze dias na Palestina e ainda três semanas em Espanha, para além de paragens em Singapura e Xangai.
Os peixes-canibais
Os peixes-canibais
Há uma perplexidade pessoal entre uma imensa maioria dos portugueses que, tendo vivido nas ex-colónias, um dia regressam a esses lugares.
Ensaio
As antigas raízes  das novas tensões sociais na Europa
As antigas raízes das novas tensões sociais na Europa
“Não há perigo. O povo é sereno, ouçam. É apenas fumaça.”