Capa
Nº 26 | 22 Novembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Special Report Transportes e Logística
Análise : Os transportes e logística enfrentam, além dos desafios do próprio setor, custos de contexto relevantes. São pequenas empresas, competitivas na operação, mas a necessitar de investimento, que pode passar pela consolidação, uma tendência que se verifica globalmente.
Vítor Figueiredo : O presidente da Associação Portuguesa de Operadores Logísticos considera que o setor tem respondido aos desafios que lhe são colocados, mas precisa de investimento para fazer face às transições energética e digital, e também à alteração da estrutura de custos do negócio, em que o imobiliário ganhou peso, o que pode passar pela consolidação. Depois, tem de resolver o problema da escassez de trabalhadores.
Vítor Figueiredo : O presidente da APOL afirma que o facto de o investimento nos transportes não ter sido uma prioridade política nos últimos anos tem custos para a competitividade da economia, mas também para a sustentabilidade.
Energia : Aos poucos, as frotas de pesados aderem a novas soluções para reduzir o carbono. Biometano, biodiesel ou biocombustível são provas de que a eletricidade não vai resolver tudo.
Nova máquina de 10 milhões de euros permitiu mais que duplicar capacidade de processamento da DPD Portugal. Etiquetas digitais são avanço que leva a que os embrulhos não fiquem perdidos no processo.
Geopolítica : O ano que agora fecha foi marcado pelas guerras na Europa, Médio Oriente e África.
O próximo promete mais conflitos, desta feita comerciis. Cibersegurança é outra das ameaças.
Recursos humanos : Um dos desafios que se colocam aos transportes e à logística é o da captação e retenção
de trabalhadores, porque o setor se confronta com escassez com tendência para se agravar. A tecnologia ajudará a ultrapassar
o problema, mas não agora. E para isso também são necessários especialistas.