Capa
Nº 25 | 27 Setembro 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial Guia de Fundos
Ações : As tecnológicas norte-americanas vão continuar a estar debaixo do holofote, mas as cotadas europeias de defesa também estão no radar dos investidores, numa altura de mudança, com as taxas de juro a caírem.
A Blackrock gere entre 8 e 11 mil milhões de euros em ativos de clientes portugueses, que privilegiam os ETF como veículo de investimento. Em entrevista, o responsável pela gestora de ativos norte-americana em Portugal, André Themudo, analisa as tendências do mercado e as perspetivas de evolução. Considera que os portugueses estão hoje mais preocupados com o seu futuro financeiro, o que leva a um “despertar” para o investimento. “Não tenho dúvidas de que irá ser o motor de crescimento para os próximos anos”, diz.
Para este valor contribuíram um total de 219 Fundos de Pensões. Em relação ao período homólogo verificou-se um aumento de 3,8% (18 milhões de euros).
Macro : Após mais de dois anos com as taxas em alta, a descida generalizada nas economias ocidentais vai levar a fluxos de fundos monetários para perfis mais agressivos e com mais risco. Tecnologia, luxo e saúde serão os sectores em destaque.
Análise : Os investidores estrangeiros continuam a ter uma forte apetência pelo imobiliário em Portugal, mas a APFIPP alerta para a necessidade de equilibrar o enquadramento legal do setor, em favor do arrendamento, e dar-lhe previsibilidade. “Temos a expectativa que tal processo se possa iniciar em 2025”, diz Frederico Arruda Moreira ao JE.
Entrevista Pedro Coelho : CEO da gestora líder do mercado de fundos de investimento imobiliário assume que as empresas estrangeiras continuam a procurar Lisboa por ter rendas inferiores, assim como um custo da mão de obra mais baixo.