Skip to main content

Descida dos juros diretores recupera apetite por risco dos investidores

Macro : Após mais de dois anos com as taxas em alta, a descida generalizada nas economias ocidentais vai levar a fluxos de fundos monetários para perfis mais agressivos e com mais risco. Tecnologia, luxo e saúde serão os sectores em destaque.

A normalização das políticas monetárias da maioria das economias ocidentais após o aperto agressivo do final de 2022 cria oportunidades nos mercados, alterando a postura dos investidores para um perfil mais agressivo e com apetite por risco depois da aposta em aplicações mais seguras. A tecnologia vai voltar à trajetória dos ganhos, enquanto o mercado chinês procura reconquistar a confiança dos investidores, destacam os analistas.
Com o arranque das descidas dos juros diretores nas principais economias ocidentais, a dinâmica de mercado alterou-se, com as ações a recuperarem terreno e aplicações mais conservadoras, como os depósitos, a perderem rapidamente importância. Estes tornaram-se um porto de refúgio durante o aperto monetário, com o Investment Company Institute a reportar um disparo de 80% entre o início de 2022 e 18 de setembro em aplicações de pequenos investidores em fundos monetários, um sinal da aposta neste tipo de produtos financeiros.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico