O primeiro dia da visita oficial do presidente da República Federal da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, a Luanda deixou clara a vontade de aprofundamento das relações entre os dois países, com João Lourenço e o seu homólogo a determinarem o caminho que pretendem seguir como parceiros, nomeadamente na aviação e agricultura.
"Não poderíamos ter encontrado melhor altura para a primeira visita de um presidente federal a Angola", afirmou o antigo ministro do Exterior no governo Merkel, aludindo ao meio século de independência do país.
Nas palavras de Steinmeier, os dois chefes de Estado concordaram que não devem "apenas elogiar com satisfação as relações políticas e económicas do passado" entre os dois países, mas "encará-las como uma missão para as desenvolver de forma mais intensa".
"Estamos unidos por uma parceria estreita e longa", disse, por sua vez, o Presidente de Angola, no exterior do Palácio Presidencial da Cidade Alta.
Frank-Walter Steinmeier tornou-se, esta quarta-feira, o primeiro presidente da República Federal da Alemanha a visitar Angola.
A marcar o encontro esteve o acordo de cooperação estratégica formalizado esta quarta-feira pelo Ministério dos Transportes da República de Angola, liderado por Ricardo Viegas D'Abreu, e pela Lufthansa Consulting, que visa apoiar o processo de reestruturação, optimização da estrutura financeira e modernização da TAAG - Linhas Aéreas de Angola.
A parceria, que integra o programa nacional de transformação nos transportes, "representa um passo decisivo na consolidação da visão do Governo para o setor". "A participação da Lufthansa Consulting reforça a nossa ambição de dotar a TAAG de níveis de eficiência e rentabilidade a altura das exigências do mercado global. Trata-se de um investimento na sustentabilidade da empresa e na sua capacidade de contribuir para a integração regional, o turismo e uma mobilidade aérea de qualidade, posicionando Angola como um hub estratégico em África", justificou o ministro dos Transportes, citado em comunicado.
Foi igualmente assinado, na mesma ocasião, um memorando de entendimento para a Implementação de um Pólo de Desenvolvimento Agroindustrial em Angola, pelo Ministério da Agricultura e Florestas de Angola e as empresas alemãs CHB Investiment Holding e Gauff Engeneering KG, esta última que faz parte de um consórcio internacional que está a executar o projeto de abastecimento de água "Quilonga Grande".