Skip to main content

‘Sábios alemães’ cortam projeção de crescimento para metade

Os ‘sábios alemães’ cortaram significativamente a sua projeção de crescimento da maior economia europeia para este ano, apontando a apenas 0,5% de avanço face a uma crise estrutural ainda premente aliada às perturbações geopolíticas globais geradas pelo conflito no Médio Oriente.

O Conselho Alemão de Peritos Económicos, também conhecido informalmente como os ‘cinco sábios’, cortou a sua previsão para o crescimento germânico este ano, alertando para vários pontos fracos no modelo alemão – uns conjunturais, outros estruturais. A revisão em baixa constituiu um corte de quase metade da anterior projeção, que apontava para 0,9% este ano.
Para 2027, a expectativa é de um avanço de 0,8% no PIB. O governo aponta, nas mais recentes previsões, a um crescimento de 0,5% este ano e 0,9% no próximo, ou seja, revisões em baixa dos anteriores 1% e 1,3%,
Em sentido inverso, a inflação foi revista por 0,9 pontos percentuais (pp) em alta para 3%, fruto do choque energético global decorrente da guerra no Médio Oriente e que se vai alastrando pela economia. Por outro lado, caso o cenário se deteriore e leve a um barril de petróleo acima dos 120 dólares (103,3 euros), o crescimento poderá cair ainda mais, para 0,2%.
“A fraqueza da economia alemã, que persiste já há sete anos, não é só cíclica, mas sim estrutural”, considera Veronika Grimm, uma das economistas do Conselho.
Os ‘sábios’ deixaram ainda vincados alertas quanto ao sistema de pensões: as contribuições em função do salário terão de continuar a subir, o que limitará cada vez mais a possibilidade de consumo da população e, como conseguinte, afetará negativamente o crescimento.
A estimativa passa por uma subida das contribuições sociais de 42,3% atualmente para 49,7% em 2040, caso não haja alterações legislativas adequadas.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico