Com o final do período de verão, é altura das empresas apresentarem as novidades reservadas para o resto do ano. No caso da Rede Expresso, a novidade é o investimento de 15 milhões de euros na aquisição de 48 novos autocarros, revelou Carlos Oliveira, diretor geral da empresa ao JE.
Esta aquisição é feita no âmbito da sua “política de sustentabilidade”, sendo que estes autocarros são menos poluentes e têm emissões de CO2 menores. Os autocarros vão estar equipados com “wifi 5G, tomadas para carregamento de dispositivos móveis e bancos mais confortáveis com deslocamento lateral”.
Para além desta aquisição, a empresa revela que também vai incrementar a sua presença online, “quer através do site, da App e dos quiosques de venda, plataformas indispensáveis nos dias de hoje”.
Segundo a empresa de transporte de pessoas, a época de verão superou as suas expectativas, tendo sido reforçados serviços para as localidades com maior procura, nomeadamente “as capitais de distrito, e também junto ao litoral e às praias que, nesta altura do ano, concentram maior afluência de veraneantes”, afirma Carlos Oliveira.
Durante o período de verão, a empresa também reforçou os serviços com destino aos festivais de música e em mais ligações à Europa, de forma a ir “buscar novos públicos”. “Paralelamente, apostámos numa política comercial agressiva ao nível do preço dos bilhetes de forma a captar clientes mais jovens”, acrescenta Carlos Oliveira.
Durante os três meses de verão, as rotas mais utilizadas pelos passageiros foram a de Porto-Lisboa e Lisboa-Algarve, sendo que no Algarve a empresa oferecia uma vantagem aos seus clientes, “o preço do bilhete incluía a possibilidade de o passageiro poder usufruir gratuitamente dos serviços da VAMUS, a operadora rodoviária regional do Algarve”.
Apesar destas duas rotas terem sido as mais utilizadas, Carlos Oliveira refere que, “de uma forma geral, sentimos um aumento substancial da procura pelos serviços da Rede Expressos durante o período do verão”.
Ao longo do primeiro semestre de 2024, a empresa já transportou mais de 6,5 milhões de passageiros, o que representa um crescimento de 6% face ao período homologo. Para o resto do ano, a Rede Expressos mostra-se animada, esperando ultrapassar o número de passageiros transportados em 2023, que chegou aos 11 milhões.
Recentemente, a Rede Expressos anunciou um reforço nas suas rotas universitárias, nomeadamente Covilhã, Bragança, Aveiro, Coimbra e Vila Real, uma vez que “o segmento universitário tem já um peso considerável no nosso volume de vendas”.
Para além destas rotas, a empresa reforçou e alargou outras rotas, contudo salienta que “estamos a analisar novas rotas, nacionais e internacionais, com destino ao mercado da saudade”.