O inverno está aí à porta e apesar dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno só se realizarem em 2026, a Federação de Desportos de Inverno nacional já escolheu a marca que a vai vestir a partir de agora: a também portuguesa Lion of Porches. Marta Bejarano, diretora comercial da marca, expressou ao JE o entusiasmo pelo início desta parceria: "Esperamos que seja um ponto de partida para dar maior visibilidade à Lion of Porches, uma vez que os atletas irão utilizar as nossas peças em eventos tanto nacionais quanto internacionais". Por outro lado, a marca compromete-se a ser um veículo de promoção do que de melhor se vai fazendo nos desportos de inverno: "Através dos nossos canais — lojas físicas, online e redes sociais —, queremos também apoiar a Federação na divulgação do excelente trabalho que desenvolvem, ampliando o seu reconhecimento junto do público. Estamos empolgados com a possibilidade de envolver a comunidade e os nossos clientes nesta jornada de celebração do talento dos atletas e o valor do desporto em Portugal", destacou esta responsável.
Quando o tema é uma marca vestir uma missão olímpica, a tarefa passa apenas pela criação do uniforme. No entanto, a Lion of Porches quer ir além disso: "A Federação identificou a Lion of Porches como uma marca portuguesa com um ADN distinto e uma forte presença no mercado, capaz de criar uma coleção de vestuário e calçado para os atletas com identidade e rigor, muito além do simples uniforme. Peças com as quais os atletas podem se sentir identificados em todo momento", sublinha Marta Bejarano. Para a Lion of Porches, "foi um privilégio abraçar este projeto, uma vez que a nossa marca defende um estilo de vida saudável e ativo. Não é a primeira vez que nos associamos ao desporto, como o demonstram parcerias anteriores, como a que temos no hipismo".
Partilhando com a Federação valores como o "rigor, excelência e dedicação", a Lion of Porches destaca ao JE que a primeira ligação ao mundo do desporto foi com o hipismo e que este tipo de parcerias são de explorar no futuro. "Em 2024, estivemos presentes com uma equipa num dos mais conceituados eventos de salto a cavalos do mundo, o "Global Champions League". Estas experiências solidificam a nossa presença no setor desportivo e estamos determinados a explorar novas oportunidades que celebrem a paixão pelo desporto", destaca a responsável de marketing.
Do lado da Federação de Desportos de Inverno, o presidente Pedro Flávio explica o contexto de uma organização que sente que tem vindo a fomentar "uma presença forte e impressiva junto das comunidades portuguesas no estrangeiro. São muitas vezes os nossos atletas os representantes e os verdadeiros embaixadores da marca Portugal".
Com atletas de 12 modalidades divididas em oito federações internacionais, queríamos encontrar um parceiro que representasse os valores que preconizamos da credibilidade da qualidade e da "Portugalidade". Para este responsável federativo, "o desenho único e exclusivo desta coleção vai permitir criar uma identidade forte comuns a todas as modalidades que representamos".
Pedro Flávio não tem dúvidas que "o mercado português dos têxteis e da confeção tem representado, ao longo dos anos, o melhor que se faz no mundo na produção de produtos de marcas de topo" e que a Lion of Porches "é uma dessas empresas". Além disso, este responsável federativo enaltece o facto de que a coleção, fruto da parceria entre a marca e a Federação, esteja também disponível para ser adquirida nas lojas da marca, sejam físicas ou online.
"Nesta coleção foram tidos em conta valores fundamentais para a FDI-Portugal, como a produção nacional de todos os equipamentos e a utilização de materiais sustentáveis, como o enchimento dos casacos com materiais reciclados", destacou.
Pedro Flávio explica ao JE que "os próximos desafios da Federação passam pela afirmação das modalidades de inverno, pela consolidação do projeto olímpicos (tendo em conta os próximos Jogos de Inverno em Milão/Cortina 2026, assim como o investimento em infraestruturas que possibilitem a prática de desportos de inverno em Portugal. "A construção de uma pista sintética, na Serra da Estrela, para a prática de esqui e snowboard e a construção de uma pista de gelo de dimensões olímpicas, na zona da Grande Lisboa, que permitirá ter as condições ideais para o desenvolvimento das modalidades de gelo em Portugal, bem como para a realização de eventos e competições internacionais", conclui.