Skip to main content

Isabel Vaz: CEO da Luz Saúde é a mais poderosa do sector

Saiu da McKinsey com ambição e assim traçou todo o seu caminho como CEO do antigo grupo Espírito Santo Saúde, hoje Luz Saúde. Isabel Vaz é a mais poderosa na área da saúde, apesar de não conseguir um lugar de destaque entre as 10 mulheres mais poderosas do ranking geral.

A mulher que ocupa o primeiro lugar das poderosas da área da saúde, elaborado pela revista Forbes Portugal, não é nenhuma estranha. O nome Isabel Vaz já um dos mais sonantes no sector, ou não fosse esta empresária a líder do grupo de saúde privado Luz Saúde desde a sua fundação, quando ainda era designado como grupo Espírito Santo Saúde, em 2000.

Mas, como a maçã não cai longe da árvore que a gerou, Isabel Vaz só poderia ter um futuro na saúde. Apesar de ter concluído a licenciatura em Engenharia Química no Instituto Superior Técnico, a empresária é filha de um médico e aos 33 anos deu de caras com um desafio que não negou.

Conta a Forbes Portugal que Isabel Vaz foi convidada pelo então presidente do grupo Espírito Santo, Ricardo Salgado, a liderar uma nova área de negócio: saúde. A executiva tinha então 33 anos de idade e trabalhava na consultora McKinsey, tendo prontamente aceite o desafio que lhe era proposto por um dos homens mais poderosos de Portugal na altura.

Aos 57 anos de idade, e com mais de duas décadas de experiência na área, a gestora mostra que o passo dado sem medo - como já admitiu em várias entrevistas - lhe valeu um lugar de destaque no sector da saúde privada em território luso. Exemplo disso mesmo é o facto da Luz Saúde ser um dos principais players no mercado, com 30 unidades, entre as quais 14 hospitais privados, 15 clínicas privadas a operar em regime de ambulatório e uma residência sénior.

"Se fosse hoje, não me tinha atrevido a tanta coisa. Aos 33 anos não se tem medo de rigorosamente nada", apontou à publicação do grupo Media9. E foi esta segurança e falta de medo que lhe terão permitido enfrentar um dos maiores desafios do grupo: queda de todo o império BES, onde se inseria então o grupo Espírito Santo Saúde. Mesmo com a venda do capital da empresa à Fidelidade, em outubro de 2014, Isabel Vaz já tinha provado o seu valor e continuou a liderar o grupo renomeado Luz Saúde.

A Forbes Portugal dá uma pontuação total de 72 pontos à gestora e coloca-a no topo do sector, ainda que não chegue aos 10 primeiros lugares das mulheres mais poderosas dos negócios em Portugal. O ano passado, a Forbes colocou a gestora entre as 50 mulheres mais poderosas nos negócios em Portugal, dando-lhe um lugar de destaque na 15ª posição, e este ano voltou a reafirmar a sua posição como a mais poderosa da área da saúde.

Um percurso que podia não ter passado pela saúde

Além da licenciatura no Técnico, terminada em 1990, Isabel Vaz possui um MBA pela Universidade Nova de Lisboa, de 1994. Entre estes dois níveis de estudo, a agora empresária iniciou a vida profissional enquanto investigadora no Instituto de Biologia Experimental e Tecnológica. Mais tarde foi engenheira de projeto fabril no grupo Atral Cipan.

Só se aventurou na McKinsey em 1992, onde desempenhou funções de senior consultant durante os sete anos em que esteve na empresa. Na consultora desempenhou e participou em vários projetos, mas uma das suas áreas de foco foi a banca e seguros.

Mas, como descrito anteriormente, o convite de Ricardo Salgado foi ambicioso o suficiente para a então jovem de 33 anos abandonar uma carreira na consultora. Além de todo o projeto que lidera no grupo Luz Saúde, do qual é CEO e presidente da Comissão Executiva desde o início do século, gere o regime de parceira público-privada do hospital Beatriz Ângelo, em Loures, desde 2012.

Entre todo este percurso, teve ainda tem de ser membro do Conselho de Faculdade da Nova SBE e do International Advisory Board do The Lisbon MBA, ambas da Universidade Nova de Lisboa. Pertenceu ainda ao Conselho Geral da Universidade de Lisboa. Atualmente é também administradora não executiva da Sonae Capital e dos CTT e ainda preside à Capital Criativo HealthCare Investments II.

Em 2017, o Instituto Superior Técnico, faculdade onde se licenciou, atribuiu-lhe o Prémio Maria de Lourdes Pintassilgo, que é dado a antigas alunas com um distinto percurso profissional e social. No discurso de agradecimento aquando da entrega do prémio, que recebeu das mãos da sua Alma Master, Isabel Vaz fez questão de referir que "ninguém faz percursos excecionais sozinhos".