Skip to main content

Marta Temido lidera lista do PS e Sebastião Bugalho é o candidato da AD

Do Largo do Rato à Rua de São Caetano, PS e AD surpreenderam na noite em que ficaram fechadas as listas para as eleições europeias. Uma antiga ministra que muitos apontaram como preferida à corrida a Lisboa e um jovem comentador da SIC/Expresso vão liderar a corrida a Estrasburgo.

Uma noite de surpresas no Largo do Rato (sede do PS) e na Rua de São Caetano (sede do PSD). Esta terça-feira foi marcada pela escolha das listas para as eleições europeias por parte das duas forças políticas mais votadas nas últimas legislativas, com escolhas surpreendentes.

Assim, Pedro Nuno Santos escolheu Marta Temido sendo que a socialista que liderou o Ministério da Saúde no último Executivo acabou por ser a eleita para encabeçar a lista para as europeias. A escolha do secretário geral do PS acabou por surpreender uma vez que o nome de Marta Temido era apontado para desafiar Carlos Moedas em Lisboa nas próximas eleições autárquicas.

A lista completa de candidatos do PS às europeias inclui, além de Marta Temido, Francisco Assis e Ana Catarina Mendes, o dirigente da JS Bruno Gonçalves, o deputado no Parlamento regional dos Açores André Rodrigues e a presidente da câmara da Amadora, Carla Tavares. Seguem-se a presidente dos autarcas socialistas, Isilda Gomes, e o presidente do PS/Madeira, Sérgio Gonçalves.

Do lado da Aliança Democrática, a escolha foi ainda mais surpreendente. Quando parecia quase certa a escolha de Rui Moreira, presidente da Câmara Municipal do Porto, Sebastião Bugalho, jornalista da SIC/Expresso, acabou por ser o eleito.

Além de Sebastião Bugalho, Paulo Cunha e Lídia Pereira são apostas de Montenegro para as europeias. Lídia Pereira, recentemente eleita vice-presidente do Partido Popular Europeu, e que foi há quatro anos a "número dois", numa aposta do então presidente do PSD, Rui Rio. Paulo Cunha foi vice-presidente do PSD de 3 de julho de 2022 até ao presente.

A par com os restantes nomes da AD para as europeias estão Hélder Sousa Silva, Sérgio Humberto, Paulo Nascimento Cabral, Carla Rodrigues, Rubina Leal.

O nome do atual presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, foi apontado para a liderança da lista da AD mas a ideia provocou alguma controvérsia. Duas dezenas de autarcas e outros militantes do partido consideraram a escolha como uma “traição” que “deixará marcas profundas na confiança que os portuenses têm no PSD”.

Luís Filipe Menezes também estava contra o nome de Rui Moreira na lista dos candidatos do PSD às eleições europeias. “Já traiu três líderes do PSD, Cavaco Silva, Rui Rio e a mim próprio. Não há três sem quatro!”, escreveu o ex-autarca de Vila Nova de Gaia e líder do PSD na rede social Linkedin.

Por sua vez, o CDS apostou na juventude, renovação e numa mulher para encabeçar uma lista com cinco nomes, três efetivos, dois suplentes, com os três primeiros a apresentarem idades abaixo dos 40 anos. Ana Miguel Pedro tem 35 anos e está desde 2011 no Parlamento Europeu, integrando também a Comissão Política Nacional do CDS.