No dia 5 de outubro de 2023, a NCFGEST que pertence a Fernando Campos Nunes, dono da Visabeira, comunicou ao mercado, que aumentou a sua participação no capital da VAA – Vista Alegre Atlantis para 91,20%, “tendo tal operação sido realizada, fora de bolsa, no dia 29 de setembro de 2023”.
O Jornal Económico sabe que a Caixa Geral de Depósitos, que, segundo dados da Euronext de 7 de setembro, tinha 3,09% da Vista Alegre Atlantis (VAA), vendeu ações à NCFGEST. Terá sido, portanto, à CGD que a NCFGEST comprou as ações da VAA fora de bolsa.
A estrutura acionista da Vista Alegre Atlantis, era, antes deste reforço, controlada em 85,6% pela Visabeira (detida pelo empresário de Viseu), em 3,09% pela Caixa Geral de Depósitos e 11,31 % estava em free-float. Segundo dados do fim de 2022, entre o free-float estavam as ações do Fundo Capital Risco – Caixa Capital com 0,59%.
Segundo dados da Euronext de 7 de setembro, a estrutura acionista da Vista Alegre Atlantis, era, antes deste reforço, controlada em 85,6% pela Visabeira (detida pelo empresário de Viseu), em 3,09% pela Caixa Geral de Depósitos e 11,31 % estava em free-float.
A Vista Alegre é agora detida em 91,2% pela Visabeira. O comunicado da CMVM detalha que os acionistas relacionados que controlam a VAA são a NCFGEST, a NCFTRADETUR, a Visabeira Indústria SGPS e o Grupo Visabeira.
O número total de ações do empresário de Viseu é de 15.289.345. O valor da aquisição das ações não foi divulgado. As ações da VAA estão agora em 0,76 euros.
A VAA tem como presidente Nuno Terra Marques e como vice-presidentes Paulo Pires, Nuno Barra e Teodorico Pais.