Skip to main content

Astória regressa em grande no coração do Porto

O restaurante Astória está localizado no hotel InterContinental Porto, no histórico Palácio das Cardosas, em pleno coração da cidade do Porto

O restaurante Astória está localizado no hotel InterContinental Porto, no histórico Palácio das Cardosas, em pleno coração da cidade do Porto. A herança do Palácio revê-se nos traços nobres e estética requintada, complementada com uma decoração moderna e confortável, que convida a entrar e a desfrutar.

As janelas generosas abrem o Astória para o exterior, num verdadeiro oásis entre as artérias mais movimentadas da cidade, partilhando todo a sua cultura e vivacidade. A abertura é recente e aconteceu ainda este verão. Hoje em dia, mesmo que com temperaturas menos afáveis, o Pátio das Cardosas é um generoso espaço ao ar livre que combina esplanada e lounge. Com a transição para os dias mais frios, esta área permanece como espaço para saborear uma refeição ao ar livre ou para a prova de cocktails.

Seja no interior ou no exterior do restaurante, as propostas gastronómicas são inspiradas na cozinha portuguesa moderna e têm assinatura do jovem chef Tiago Sales, o novo maestro da cozinha do Astória. Até há pouco tempo, Tiago Sales dividia-se entre duas grandes paixões: a música e a cozinha, mas decidiu enveredar a sério pela última via. As suas mais recentes criações gastronómicas, com fortes influências mediterrânicas e inspiradas nos ingredientes da estação, estão disponíveis todos os dias com a nova carta de outono.

Esta carta inclui um couvert, com uma seleção de pães da casa, manteiga e azeite Cartola. Nas entradas, as opções variam entre tortilha de batata (terrina de batata, cebolada e puré de gema); cenoura, castanha e endívia (puré de cenoura acidulado, castanhas e endívias); atum e ajo blanco (atum grelhado com sopa de amêndoa fria, uvas e croutons); tartelete de camarão (tártaro de camarão, camarão grelhado e presunto); consommé de cogumelos selvagens (caldo de cogumelos e raviolis dos mesmos); terminando com um tártaro de novilho clássico.

Nos pratos principais, peixe do mar; bacalhau, tentáculo de polvo; lombo de novilho, rib-eye (um bife de costeleta sem osso) maturado; vazia maturada; leitão; e dois pratos vegetarianos - aipo, edamame (grãos de soja salteados) e algas; e arroz caldoso de cogumelos selvagens e trufas. As guarnições permitem escolhas entre arroz malandro; arroz de forno tradicional; batata frita da casa; legumes grelhados; puré cremoso de batata trufado; açorda de ovas; e salada da casa.
Há ainda a possibilidade de requerer os pratos do chef: um ballotine de frango (peça de ave desosssada, estufada e recheada com pasta de outras carnes), foie gras, trufa e avelã, servido com batata ratte (batata pequena, com travo a noz dourada e esparregado; e arroz de marisco e peixe (neste caso, para duas pessoas).

Para sobremesas, bolo de chocolate, creme de coco e sorvete de abacate; financier (pequeno bolo parisiense), mousse de chocolate branco, leite de amêndoa e gelado de mel; mil folhas de banana e amendoim com gelado de café; tarte merengada de abóbora e noz pecan com gelado de leite de cabra; e salada de fruta.

Além desta carta de outono, o Astória disponibiliza também serviços complementares para almoço (entre as 12h30 e as 15h00) com o Menu Executivo e Brunch Buffet (entre as 11h30 e as 16h00). Assim como menus específicos para o Natal que se avizinha, para empresas, com dois menus à carta, associados a dois buffets de sobremesa (opcionais), ou dois buffets gerais.

Em complemento a toda esta oferta variada, o Astória arrancou no passado dia 25 de novembro com um ciclo de jantares vínicos, iniciado com uma seleção de vinhos da Real Companhia Velha, com degustação de cinco pratos exclusivos, conduzida pelo enólogo e anfitrião dessa noite, Pedro Silva Reis. Uma iniciativa que terá réplicas com outros produtores.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico