Skip to main content

Elegância profissional

Não há muitos relógios assim: sendo um modelo que apela aos mergulhadores profissionais, o Pelagos da Tudor pode ser utilizado no dia a dia devido à sua modernidade e elegância.

Não há muitos relógios assim: sendo um modelo que apela aos mergulhadores profissionais, o Pelagos da Tudor pode ser utilizado no dia a dia devido à sua modernidade e elegância. Esta dupla qualidade está ainda mais patente neste Pelagos FXD, desenvolvido em colaboração com uma unidade especializada da Marinha francesa, tendo sido concebido para navegação subaquática. Trata-se de uma colaboração histórica que remonta à década de 50 do século XX, quando a Tudor criou um dos primeiros relógios de mergulho profissional moderno. Até à década de 80, a marca tem sido um fornecedor habitual da marinha francesa. Com o modelo Pelagos FXD, em que FXD faz referência às barras fixas para bracelete especialmente robustas, a Tudor dá agora continuidade a esta colaboração cheia de memórias. A marca apresenta um relógio técnico que atende a um conjunto único de especificações e que foi desenvolvido juntamente com nadadores de combate da marinha francesa, os Commando Hubert.

Como características essenciais deste novo modelo, surge-nos uma caixa em titânio escovado e acetinado de 42 mm com barras fixas para bracelete, feita a partir de um único bloco e fundo da caixa com o logótipo Marine Nationale e a inscrição “M.N.21” (Marine Nationale 2021) gravados e que são inspirados nas gravações originais da década de 70 e 80; surge com uma luneta giratória bidirecional em titânio com inserção em cerâmica e materiais luminescentes Swiss Super-LumiNova de nível X1 com graduação regressiva de 60 minutos; tem um mostrador azul-marinho mate com marcadores de horas aplicados com materiais luminescentes Swiss Super-LumiNova de nível X1; apresenta um calibre de Manufactura MT5602, certificado pelo Swiss Official Chronometer Testing Institute (COSC) com espiral de silício e uma reserva de corda de 70 horas; tem ponteiros “Snowflake”, uma das referências dos relógios de mergulho Tudor introduzida em 1969, com materiais luminescentes Swiss Super-LumiNova de nível X1; e inclui uma bracelete em tecido de uma única peça com sistema de fecho de contacto, azul-marinho com filamento central cinzento e uma bracelete adicional em borracha numa única peça com um motivo de tecido em relevo.

A navegação subaquática consiste em chegar a uma localização precisa por mar, sem vir à superfície, seguindo uma rota minuciosamente planeada. Esta navegação implica reiniciar uma contagem decrescente a cada mudança de rumo. A graduação no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e a luminescência da luneta deste modelo facilitam a preparação e monitorização de cada contagem decrescente, alinhando o tempo definido para a secção a percorrer na luneta com o ponteiro dos minutos.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico