Capa
Nº 52 | 19 Janeiro 2018
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Et Cetera
5 Sentidos
O Fórum Económico Mundial junta na mesma sala os líderes mais poderosos do planeta. Donald Trump, Theresa May e Emmanuel Macron vão estar presentes. O secretário-geral da ONU, António Guterres, o presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, são outras personalidades que se deslocarão a Davos. Aqui estarão também os líderes de grandes empresas e da sociedade civil.
José Luis Arnaut participa na Cimeira de Davos e é anfitrião do evento paralelo da CMS dedicado ao tema da Ética nos Negócios.
O ex-presidente do Brasil vai conhecer o seu destino esta quarta-feira 24 de janeiro, dia em que o tribunal de segunda instância deverá pronunciar-se sobre a pena de prisão a que foi condenado pelo “super juiz” Sérgio Moro. Saiba o que está em causa e de que forma a defesa de Lula tentará fazer com que o líder da esquerda brasileira possa apresentar-se nas eleições de outubro.
Advogado, consultor da Unesco e ex-ministro da Justiça do Brasil, José Paulo Cavalcanti Filho é também um homem de letras e autor premiado. Orgulha-se de não ter um “arranhão” na sua vida, de ter integrado a Comissão da Verdade e de viver de olhos postos no futuro. Acredita que “tudo se pode resolver com as eleições este ano” e que o Brasil vai dar início a um novo ciclo. Fala da alma brasileira e lamenta o facto de a colonização portuguesa ter deixado um país “corporativo”, mas considera que a presença lusa foi uma dádiva para o Brasil, porque deu aos brasileiros a sua natureza “cordata”.
O mais recente filme de Steven Spielberg, “The Post”, junta Tom Hanks e Meryl Streep numa trama que relata um dos episódios da história recente dos EUA em que se cruzaram, como nunca, os valores do patriotismo e da liberdade de imprensa.
Mete medo quando se experimenta pela primeira vez. A confiança no condutor é essencial. Entrar num declive e perceber que facilmente se atinge quase 50% de inclinação lateral faz arrepios, mas é isso que a nova classe X da Mercedes consegue.
A investigadora Monique Vallance, doutorada em História de Portugal pela Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara (UCSB), é a autora de “Luísa de Gusmão – a rainha restauradora”, uma biografia de uma das mais importantes figuras femininas da História de Portugal, mulher daquele que foi D. João IV, rei de Portugal e dos Algarves, primeiro da quarta dinastia, a de Bragança.
É um fenómeno em crescendo a plantação e produção de vinhos na costa alentejana, junto ao mar, havendo já várias casas agrícolas a reclamar esse estatuto. A Cortes de Cima foi mais uma, tendo decidido encontrar perto de Vila Nova de Milfontes uma alternativa à Vidigueira para produzir um das castas mais complexas, específicas e frágeis no cardápio: a Pinot Noir.
"Agora, no entanto, esforço-me por falar não da melancolia de Istambul, mas do hüzün (muito próximo da melancolia)."