Skip to main content
Capa
Nº 311 | 03 Fevereiro 2023
Edição nº 311
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
5 Sentidos
Comércio justo, comércio decente
Comércio justo, comércio decente
Manteiga de Karité do Gana, óleo de sementes de manga, papel e caixas de embrulho do Nepal e plástico reciclado da Índia, para enfrentar a crise do plástico de maneira diferente são alguns dos produtos - ingredientes e acessórios - obtidos junto de produtores agricultores e artesãos de vários países pela The Body Shop, que se orgulha de praticar comércio justo comunitário.
“Interessa-me valorizar  a imperfeição  da madeira”
“Interessa-me valorizar a imperfeição da madeira”
Vasco Fragoso Mendes, de 29 anos, é um artífice genuinamente apaixonado pela sua matéria-prima de eleição, a madeira, que trabalha no seu WAD – Wood Architecture and Design, na Rua de Campolide, em Lisboa. Combinando três ofícios que se complementam – o design, a arquitetura e a marcenaria – cria peças únicas que incorporam a imperfeição natural da madeira. Vasco foi internacional de râguebi, integrando a selecão de Portugal entre 2009 e 2020.
Boris Pistorius, o novo ministro à Defesa da Alemanha
Boris Pistorius, o novo ministro à Defesa da Alemanha
Segundo adiantam alguns especialistas, no fim da guerra na Ucrânia a Rússia continuará no mesmo lugar onde está hoje. Por maioria de razão, o mesmo acontecerá com a Alemanha.
Ensaio
‘Mónadas’ digitais
‘Mónadas’ digitais
Antes que se apresse a concluir que tresleu: não, o título deste texto não tem nenhuma gralha. Muito se tem falado neste país sobre as alegadas vantagens de acolher nómadas digitais. Menos atenção tem recebido outro fenómeno foneticamente próximo na sua designação, mas que é radicalmente diferente, e que aqui proponho tratar como o das ‘mónadas’ digitais.