Skip to main content
Capa
Nº 36 | 21 Novembro 2025
Edição nº 36
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Special Report Transportes e Logística
Mão de obra, sustentabilidade e tecnologia desafiam empresas
Mão de obra, sustentabilidade e tecnologia desafiam empresas
Um setor fragmentado, que enfrentou um crescimento robusto desde a pandemia e que se debate com desafios, muitos, que requerem respostas cada vez mais urgentes.
“Não podemos ter  as coisas em casa  num estalar de dedos  e mais descarbonização”
“Não podemos ter as coisas em casa num estalar de dedos e mais descarbonização”
O presidente da APLOG defende maior regulação das entregas do comércio online e antevê cacifos como a melhor solução para os consumidores receberem as encomendas sem a logística gerar muito trânsito nas cidades. O futuro passa por uma maior automação. Para já, a falta de mão de obra é um problema.
Carga pronta  para contentores, mas faltam linhas
Carga pronta para contentores, mas faltam linhas
Investimentos apresentados há quase uma década iriam permitir comboios mais compridos e com menores custos para reduzir a dependência dos camiões. Realidade está muito distante do objetivo e dificulta a transição modal.
A tarefa pesada  para ativar  o modo elétrico
A tarefa pesada para ativar o modo elétrico
A UE defende eletrificação dos pesados de mercadorias e maior aposta na ferrovia e nos canais navegáveis para longa distância. Camiões elétricos ainda são uma raridade em Portugal.
Portugal é  o terceiro país com mais dificuldade em recrutar
Portugal é o terceiro país com mais dificuldade em recrutar
Estudo revela que 57% das empresas de logística e transportes pretende contratar em 2026. Há vagas em todos os perfis. Nos tecnológicos, a competição é desenfreada.
Sete tendências que vão definir o futuro  dos transportes e da logística
Sete tendências que vão definir o futuro dos transportes e da logística
São movimentos que vão marcar o setor dos transportes e logística. Cada um deles contitui também um desafio para as empresas, mas também para o Estado.