Skip to main content
Capa
Nº 29 | 17 Abril 2025
Edição nº 29
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Special Report Banca e o Futuro do Dinheiro
O futuro do dinheiro
O futuro do dinheiro
Hoje o dinheiro é informação, mas nem sempre foi assim. Inicialmente, o dinheiro era uma reserva de valor tangível que facilitava as transacções económicas, substituindo a troca directa de bens. Sendo o valor algo atribuído por quem o utiliza, o ouro tornou-se uma preferência devido às suas excelentes propriedades físicas como metal. Ainda hoje é assim, não como moeda, mas como refúgio de valor.
“Deixar de investir continuadamente em tecnologia e inovação não é opção”
“Deixar de investir continuadamente em tecnologia e inovação não é opção”
O managing director da Alvarez & Marsal defende que o sucesso no sistema financeiro também depende do investimento constante em tecnologia. É fundamental para os ganhos de eficiência, mas também para a melhoria da experiência do cliente. “Não investir não é opção”, afirma. E não é só em software e hardware, mas também em pessoas. A inteligência artificial veio acelerar o processo e as necessidades.
IA é a revolução silenciosa da banca
IA é a revolução silenciosa da banca
É opinião unânime do setor que os dados e a analítica dos dados são um pilar essencial na transformação digital da banca, pois permitem aos bancos antecipar tendências dos clientes. Está em marcha uma revolução silenciosa.
Maioria dos clientes da banca  portuguesa já são digitais
Maioria dos clientes da banca portuguesa já são digitais
Nos seis maiores bancos, o peso dos clientes digitais oscila entre os 50% do BPI e os 80% da Caixa Geral de Depósitos. Em média, 70% dos clientes bancários já são digitais.
Supervisão  quer IA  para prevenir risco de branqueamento de capitais
Supervisão quer IA para prevenir risco de branqueamento de capitais
Os supervisores estão a concentrar-se na compreensão dos riscos e benefícios da adoção da IA e do machine learning, Já os supervisionados estão a trabalhar na implementação do regulamento DORA.
Ameaças aumentam e cibersegurança deve estar no topo das prioridades
Ameaças aumentam e cibersegurança deve estar no topo das prioridades
A banca, em Portugal e não só, trabalha com um grau de digitalização maior a cada ano que passa. As vantagens são muitas mas, em paralelo, surgem ameaças que já atingiram quase nove em cada 10 operadores.
Nova regulação enquadra desenvolvimento da banca
Nova regulação enquadra desenvolvimento da banca
As regras europeias para adoção e utilização da inteligência artificial são o pano de fundo com que as empresas vão operar. A banca não é exceção e terá de responder a um quadro robusto.
Futuro assente na inteligência artificial e na computação quântica
Futuro assente na inteligência artificial e na computação quântica
O desenvolvimento dá alento à banca, que puxa pela tecnologia. É preciso tratar enormes quantidades de dados, aproveitando a inteligência artificial, e ter capacidade para o fazer. A sobrevivência no mercado passa por aqui.
A era dos serviços financeiros  feitos à medida de cada cliente
A era dos serviços financeiros feitos à medida de cada cliente
Uma banca individualizada, tentando antecipar as necessidades do cliente. Estará sempre disponível e o contacto far-se-á sem fricção. Tudo assente em cada vez mais tecnologia.