Capa
Nº 86 | 01 Março 2024
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Entrevista
Empresas & Finanças
Perspetiva
Região
Cultura & Lazer
Última
O fundador da F.R.E.E. Madeira diz que o bitcoin é mais do que uma moeda e que as pessoas que acreditam na bitcoin acreditam que se trata de uma melhor forma de dinheiro e salienta que a grande revolução tecnológica do bitcoin foi pela primeira vez ter sido criado um protocolo que permite que um ativo seja único e não replicável.
A Madeira tem a ambição de transformar a região num território propício aos negócios ligados à Bitcoin, conforme defendido pelo presidente do Governo Regional da Madeira demissionário, Miguel Albuquerque. Contudo as moedas virtuais, onde se inclui a Bitcoin e outras como a Ethereum e a Cardano, como alerta o Banco de Portugal, não possuem atualmente “curso legal ou poder liberatório” em Portugal.
A startup alemã quer incluir na sua plataforma locais históricos da Madeira.
A Hertz vai investir em soluções tecnológicas na Região, este ano. O CEO da Hertz Portugal diz que a Madeira tem um peso considerável na operação da empresa no país. Aposta na eletrificação da frota automóvel avança de forma “ponderada e realista”.
Turismo : Rota histórica da TAPde Heathrow para o Funchal foi interrompida em 2015, depois de 40 anos ativa. Reactivação da rota Caracas-Funchal abre exceção na estratégia de Lisboa como “hub”.
Política : O Chega, Iniciativa Liberal, e PAN, que teve acordo parlamentar com PSD, fecham a porta a entendimentos com Albuquerque num cenário de eleições antecipadas. O CDS-PP não respondeu mas líder regional esclareceu que o partido não pediu saída de Albuquerque, mas sim que a demissão deveria ter efeitos imediatos e que PSD deveria indicar um sucessor.
Legislativas : Os programas eleitorais dos dois blocos partidários
são coincidentes em outros assuntos como a revisão da Lei das Finanças Regionais e a mobilidade.
A Feira do Livro do Funchal inicia-se a 1 de março e prolonga-se até 10 de março. Está previsto o lançamento de 10 obras.
As variações podem ir dos 43 aos 854 euros por metro quadrado.
Imobiliário : Em 2023, o preço médio de venda de imóveis
na Madeira subiu 9% para os 200 mil euros. Contudo o preço
dos terrenos baixou 26% de 112 para 83 mil euros.