A VAA – Vista Alegre Atlantis marcou uma Assembleia Geral (AG) extraordinária para o próximo dia 12 de setembro com o objetivo único de proceder à eleição de um novo membro do conselho de administração: Tiago de Moura Pacheco Coelho Craveiro.
A nomeação do próximo administrador não executivo da VAA exercerá funções durante o período remanescente do mandato anual em curso (2024). Em causa está uma recomendação do Código de Governo Societário do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) para que o número de administradores não executivos seja superior ao de administradores executivos.
Tiago Craveiro é de consultor estratégico de negócios, comunicação, desporto e inovação na CR7, SA desde novembro 2023 e trabalha também para o presidente da UEFA desde abril de 2022. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho, iniciou a carreira como jornalista no Diário de Notícias. No percurso profissional constam ainda passagens pela Media Capital, Governo (2002-2005), Liga Portuguesa de Futebol Profissional e Federação Portuguesa de Futebol, onde foi diretor executivo entre março de 2012 e março de 2022.
A reunião dos acionistas da empresa portuguesa realiza-se na sede, em Ílhavo, e terá início por volta das 12h0 horas, de acordo com a informação transmitida à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
“Têm apenas direito a estar presentes e a participar na AG, ou em cada uma das suas sessões, em caso de suspensão, e nela discutir e votar, os acionistas que na data do registo (5 de setembro de 2024), correspondente às 0 horas (GMT) do quinto dia de negociação anterior à data de 12 de setembro de 2024, sejam titulares de um número de ações não inferior a dez”, lê-se na convocatória.
Os acionistas que pretendam participar na AG têm de o declarar, por escrito, ao intermediário financeiro onde a conta de registo individualizado esteja aberta no máximo até às 23h59 de 4 de setembro de 2024.
Recorde-se que a CR7 de Cristiano Ronaldo comprou à Visabeira 10% da VAA - Vista Alegre Atlantis, em negócio concretizado a 14 de junho deste ano e anunciado pela empresa em comunicado.
"A Visabeira Indústria SGPS alienou 16.765.006 ações representativas de 10,0% do capital social e dos direitos de voto da VAA - Vista Alegre Atlantis, em resultado da qual foi reduzida a participação imputada a Fernando Campos Nunes nos termos do nº1 do artigo 20º
do CVM, previamente comunicada, para valor inferior ao limiar dos 90%", dizia o comunicado enviado ao mercado.
As empresas de Fernando Campos Nunes têm agora 83,41% da Vista Alegre.
O valor do negócio não chegou a ser divulgado.
"Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores de sempre da história do futebol mundial, e a personalidade portuguesa mais conhecida e admirada em todo o mundo, adquiriu hoje, através da CR7 e em alinhamento estratégico com o Grupo Visabeira, 10% do capital da Vista Alegre Atlantis SGPS e acordou adquirir, em operação a concretizar nos próximos dias, 30% do capital da Vista Alegre Espanha", salientava o comunicado enviado às redações.
As partes acordaram ainda a criação conjunta em partes iguais de uma nova empresa no MiddleEast & Asia, cujo objetivo é fazer crescer as marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro naquelas geografias.
"Esta colaboração entre ambos permitirá acelerar o processo de expansão global das marcas no segmento de prestígio/luxo em vários mercados internacionais, tanto no retalho como na hotelaria premium", explicava a Vista Alegre.
Cristiano Ronaldo, citado na nota, salientava que “a Vista Alegre e a Bordallo Pinheiro são marcas pelas quais sempre tive uma grande admiração e das quais sou cliente assíduo".
"A possibilidade de apoiar a estratégia de globalização da marca Vista Alegre, como marca de lifestyle de luxo, é um orgulho para mim enquanto português" diz o futebolista e empresário português que garante que "faremos juntos tudo o que estiver ao nosso alcance para promover este ícone nacional de excelência e colocá-lo no patamar das melhores marcas do mundo”.
Mais tarde, a 12 de julho, Ronaldo concretizava a aquisição de 30% do capital da subsidiária espanhola da Vista Alegre. O negócio foi também confirmado em comunicado.
“Tal como anunciado aquando da aquisição da participação de 10% na VAA – Vista Alegre Atlantis SGPS, S.A., Cristiano Ronaldo concretizou a 12 de julho, através da CR7, SA, a aquisição de 30% do capital da VA Vista Alegre España, S.A.”, dizia o documento.
A entrada no capital da subsidiária da VAA do futebolista terá “um impacto evidente na promoção das marcas Vista Alegre e Bordallo Pinheiro em Espanha”, indicava o grupo.
A Vista Alegre lembrava que “está presente com lojas próprias em localizações 'premium' em Madrid e Barcelona, e mantém espaços comerciais na prestigiada cadeia El Corte Inglés em todo o território espanhol”.