A casa, “o lar, o sítio onde nós habitamos não é necessariamente um ponto fixo no mapa.” Poderá a Sala dos Geradores do MAAT Central, em Lisboa, ser ‘casa’? “Fazer a apresentação mundial em Lisboa tem muito significado para mim. Foi aqui que cresci e estas peças são o resultado de tudo o que tenho vivido nos vários locais onde morei”, diz ao JE o designer Armando Cabral. A riqueza do seu ‘nomadismo’ está bem patente nas criações que o modelo, designer e empreendedor apresenta até 7 de março no museu lisboeta.
Nascido na Guiné-Bissau, tinha três anos de idade quando se mudou com a família para Lisboa. Cresceu na Amadora e foi com a irmã que deu os primeiros passos no mundo da Moda. Aos 18 foi para Londres estudar Gestão, na London Metropolitan, enquanto consolidava a carreira no mundo da moda. Aos 21, Cabral assinou contrato com uma agência de modelos. Poderia acomodar-se a esta sua faceta, mas quis explorar outras e refletir as suas vivências nas peças de mobiliário criadas em parceria com a USM, a conceituada marca suíça que há mais de meio século desenvolve mobiliário modular para ambientes domésticos e profissionais. Reconhecida como um clássico do design, a marca foi incorporada oficialmente na coleção de Arquitetura e Design do Museum of Modern Art (MoMA) em 2001.
Mas regressemos às vivências de Armando Cabral, para saber como as incorpora nesta coleção, a que chamou NKYINKYIM, inspirada no símbolo Adinkra, desenvolvido pelos povos Akan do Gana e da Costa do Marfim, e intimamente ligado à ideia de transformação, progresso e natureza não linear do crescimento, Cabral reinterpreta-o.
“Nasci na Guiné, cresci em Portugal, fui para longe estudar e vivo nos Estados Unidos há mais de 18 anos”, explica. “Toda essa experiência que fui ganhando ao longo dos anos foi o que eu quis transmitir [com estas peças], tentando criar uma certa memória cultural dos sítios por onde passei.” Na verdade, refere ao JE à margem da mostra, a sua vida tem sido marcada por movimento, transformação e diálogo cultural. “No seu âmago, NKYINKYIM é sobre movimento: como crescemos, nos adaptamos e construímos em conjunto”.
Um regresso a casa com muitos mundos dentro
/
A visão contemporânea de Armando Cabral tem na génese a sua herança africana, a comunidade e o movimento. NKYINKYIM é tudo isso e muito mais, filtrada pela linguagem do design moderno, numa parceria com a reputada marca suíça USM. Para ver em Lisboa.