O advogado António Gaspar Schwalbach lançou a sociedade de advogados, a Spear Legal, que é especializada em consultoria e contencioso fiscal. Ao jornal Económico (JE) o advogado refere que a escolha da área, está relacionado com o seu percurso. “Foi confluência aqui da vontade de alguns anos de experiência com o facto de ter considerado que estamos num momento de transição no mundo da consultoria”, afirmou.
A sociedade distingue-se por ser “AI-native”, contando com soluções de inteligência artificial (IA). “Neste momento as sociedades de advogados têm de tomar uma decisão em relação à IA. Para mim a decisão é de darmos o pulo”, referiu.
Na opinião do advogado a “IA já atingiu um tal nível de maturidade que neste momento estamos numa fase em que o campo de jogo está novamente numa zona neutra, em que as grandes sociedades e as pequenas sociedades estão todas ao mesmo nível”.
No total a sociedade vai utilizar três sistemas de IA, de forma a estar “mais do que habilitada e capacitada para prestar um serviço de excelência aos clientes”. Apesar da aposta nas ferramentas de IA o advogado sublinhou que estas “não prescindem da intervenção humana”. “O projeto de forma alguma irá vender IA aos clientes”, salientou, referindo que “a ideia é utilizar IA numa primeira fase de análise de triagem, para depois o advogado senior fazer o restante trabalho”.
O objetivo da utilização de IA é “ganhar mais tempo e prestar mais atenção ao cliente, permitindo que estas tarefas mais repetitivas sejam feitas por máquinas”.
Estas ferramentas também vão permitir que a sociedade tenha uma lógica diferente, sem que tenham muitos advogados juniores a prestar serviço ao cliente. “Desde o início que queremos fazer de forma diferente e, portanto, queremos ter essencialmente, uma equipa de advogados seniores altamente qualificados”, salientou.
A nova sociedade já arrancou, mas planeia expandir-se no futuro para outras áreas, nomeadamente M&A, imobiliário, administrativo e laboral.
“Vamos ter uma sociedade essencialmente dedicada a prestar serviços às empresas”, declarou.
O advogado olha para o próximo ano como um “ano conturbado”. Na opinião de Schwalbach o pacote de incentivos fiscais à habitação, que o Governo já aprovou e que deu agora entrada no Parlamento, é um “empurrão no imobiliário”. “Diria que alguns projetos poderão ficar em stand-by até ao final do ano, mas devemos ter um ano muito interessante no que toca ao imobiliário”.
Schwalbach funda boutique de fiscal e aposta na IA
/
Spear Legal é especializada em consultoria e contencioso fiscal. Aposta na tecnologia para ter mais tempo para o cliente.