A Região Autónoma da Madeira terá um Natal em cheio, pelo menos no que diz respeito à ocupação hoteleira, sendo que também apresenta bons resultados no que diz respeito à performance no segmento dos cruzeiros. The Views e Grupo Pestana esperam ocupações elevadas para o Natal e passagem do ano e aumentos na Receita por Quarto Disponível (Revpar) e Taxa Média Diária (ADR) de pelo menos 9% face ao ano anterior.
Entre os dias 24 e 26 de dezembro, a sondagem da Secretaria Regional de Economia, Turismo e Cultura, através da Direção Regional do Turismo, aponta para uma ocupação de 80% no Destino Madeira, o que são boas notícias, tendo em conta que isto representa uma subida de três pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior.
Pestana e The Views esperam ocupações elevadas e aumento nas receitas
Fonte oficial do Grupo Pestana confirma ao Económico Madeira que os hotéis do grupo hoteleiro, localizados no Funchal, já estão com uma ocupação na ordem dos 80% para o natal e também para a passagem de ano, "havendo unidades que já se encontram com lotação esgotada".
Trata-se de um aumento de 15 pontos percentuais (p.p.) face ao ano anterior, diz o grupo hoteleiro.
"Quanto aos nossos dois hotéis em Câmara de Lobos, encontram-se com uma ocupação na ordem dos 75% no natal e estarão praticamente a 100% no final do ano, mostrando resultados consistentes com 2023", acrescenta a mesma fonte oficial do grupo hoteleiro madeirense.
Por mercados e nos hotéis do Funchal, têm maior peso o turista português, alemão, inglês e francês, e em Câmara de Lobos é o alemão, inglês e português.
Relativamente ao Revpar, e no que diz respeito aos hotéis da marca na Madeira, o Grupo Pestana diz esperar um aumento superior a 10% no período do natal e do fim de ano.
Já o grupo hoteleiro The Views (que conta com três unidades na Madeira) tem também motivos para estar contente.
No hotel Baia, dezembro trouxe uma ocupação de 75% e um crescimento do ADR de 9,7% face ao ano anterior, disse o diretor de operação do Grupo The Views, Sérgio Costa, ao Económico Madeira.
"O Natal (24 a 27 de dezembro) tem uma ocupação de 77,8% e o final do ano (27 de dezembro a 2 de janeiro) atinge os 91% e está praticamente a 100% no dia 31 de dezembro", acrescenta Sérgio Costa.
No Oasis, em dezembro, a ocupação ficou em 80,4%, e registou-se um crescimento do ADR de 9,5% face ao ano anterior.
"O Natal tem 95% de ocupação e o fim do ano tem 85,7%, estando no dia 31 de dezembro com 89% de ocupação prevista", referiu Sérgio Costa.
No Monumental, Sérgio Costa disse que se espera um final do ano cheio.
Mais cruzeiros no Funchal
"No dia 23, vão estar em porto, o AIDAcosma e o Marella Explorer, na véspera de Natal, o Azura, a 26, o MSC Opera, o Bolette e o Ambition e a 27, segunda oitava de Natal, o Mein Schiff 3 e o Ambience. Relativamente ao movimento de passageiros, estima-se que estes navios tragam no total, mais de 25 mil pessoas, das quais, cerca de 18 mil, são passageiros", referiu a Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM), ao Económico Madeira.
"Em 2023, os cinco navios em porto (Mein Schiff 3, AIDAcosma, Azura, Marella Explorer e Costa Firenze) trouxeram 13.717 passageiros e 4.253 tripulantes. Destes navios, quatro estão posicionados na rota da CAI, Cruise Atlantic Islands – AIDAcosma, Marella Explorer, Azura e MSC Opera – e os outros percorrem o corredor atlântico, o Bolette a partir de Liberpool, o Ambition e o Ambience iniciam a viagem, em Londres e o Mein Schiff 3, em Bremerhaven", acrescentou a APRAM.