Skip to main content

Linklaters assessora TAP em emissão de 400 milhões

Empresas : Companhia aérea contou com o apoio da Linklaters na recente emissão de 400 milhões de euros em obrigações seniores, aumentando em 25 milhões a exposição ao mercado de obrigações.

A sociedade de advogados Linklaters prestou assessoria jurídica à TAP – Transportes Aéreos Portugueses na emissão de 400 milhões de euros em obrigações seniores.


Os advogados António Soares, Vera Ferreira de Lima e Rita Albuquerque, do departamento de Capital Markets do escritório em Lisboa, foram os profissionais responsáveis pelo apoio jurídico prestado à companhia aérea, tendo contado com apoio de equipas dos escritórios da Linklaters em Londres, Nova Iorque, Paris e Washington DC, nomeadamente Luis Roth, James Simpson, José Aleman e Dami Banire. A recente emissão de dívida da companhia irá ser direcionada para o refinanciamento de uma linha de obrigações anterior de 375 milhões de euros, a uma taxa de juro de 5,625%. A nova emissão, com uma taxa fixada em 5,125%, tem maturidade em 2029.


A empresa concluiu, no dia 31 de outubro, a emissão de dívida iniciada no dia 28 do mesmo mês. Em vez dos 350 milhões previstos inicialmente, a TAP conseguiu colocar 400 milhões em obrigações.


No final de outubro, o Estado português determinou a diminuição do capital social da empresa, que passou de 980 milhões de euros para 313,6 milhões de euros, abrindo espaço a uma emissão de obrigações.


“Com o intuito de viabilizar o acesso aos mercados de capitais pela TAP e para esta poder proceder a uma emissão de obrigações” ainda este ano, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), enquanto acionista único da empresa, decidiu “aprovar uma redução do capital social da TAP dos atuais 980.000.000 euros para 313.600.000 euros”, fez saber a empresa numa nota aos investidores emitida na altura.