Skip to main content

inCentea reforça em Espanha e aponta à América Latina

A tecnológica estuda oportunidades e quer aumentar para 25% o valor da faturação dos mercados externos já este ano, revela António Poças, CEO da empresa portuguesa, ao JE.

A inCentea está a reforçar a sua presença em Espanha e aponta a mira à América Latina, embora o alvo ainda não esteja definido, revela António Poças, CEO da tecnológica portuguesa, ao Jornal Económico.

“Estamos a estudar as oportunidades que a Cegid pode aportar ao mercado português e as que abre noutros mercados, nomeadamente no europeu e no da América Latina. Estas oportunidades têm duas variáveis: a oferta de novas soluções com o portefólio da Cegid e as geografias para onde poderemos crescer”, adianta.

Criada há 35 anos em Leiria, a inCentea assenta o seu modelo de negócio numa forte estratégia de parcerias, implementado marcas de primeira linha como a Cegid (antiga Primavera), Microsoft, Sage e SAP. Emprega 343 pessoas, das quais mais de 20% trabalham fora de Portugal. 

O negócio internacional representa atualmente 23% da faturação da empresa, que em 2022 foi de 21 milhões de euros. Com o reforço da aposta, António Poças quer subir, já em 2023, para 25%, o peso da faturação feita lá fora.

O primeiro passo na estratégia de internacionalização da inCentea foi dado em 2007/2009 nos PALOP, nomeadamente Cabo Verde, Angola e Moçambique em parceria com a Primavera e num segundo momento, na Europa (Espanha e França) e no Brasil, com a Sage.

Em Espanha, a inCentea detém 80% da widepartner ES, empresa que constituiu com um parceiro espanhol, e que representa a marca Sage, nomeadamente no produto X3.

Reforçar os negócios em Espanha é uma das metas da empresa para este ano, segundo adianta António Poças. O objetivo passa por estreitar a ligação à Cegid, o que, em simultâneo, lhe permitirá manter-se como parceiro líder da Cegid no mercado ibérico.

Já com presença com as soluções Sage X3, o alinhamento com a Cegid e a Microsoft, é entendido pelo CEO como fundamental não só para “reforçar a presença no mercado espanhol, mas também como posicionamento para um possível crescimento no desafiante e diversificado mercado da América Latina”.

 “Espanha é uma ponte firme para chegar a uma região com um vasto potencial de crescimento”, destaca António Poças, que encara o “mercado ibérico como o nosso mercado natural, onde queremos ser líderes”.

Em França, outro dos seus mercados prioritários, a inCentea opera através da widepartner France, parceira da Sage France. “A partir de setembro vamos endereçar clientes diretos em França com apoio da Sage FR em gestão de obras. A Sage FR tem oportunidades enormes nesta área e a falta de recursos é latente”, antecipa António Poças.

 O gestor adianta ainda ao JE que o grupo está atento a novas oportunidades, mas no futuro próximo o objetivo passa por “ganhar escala" nos nove países onde está presente: Angola, Brasil, Cabo Verde, Espanha, França, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.