O Haitong Bank, um dos (poucos) bancos de investimento autónomos em Portugal registou, nos primeiros seis meses do ano, lucros de 5,1 milhões de euros, o que traduz um aumento homólogo de 12,4%. Segundo o relatório e contas do banco corporativo e de investimento, o lucro (que compara com 4,5 milhões no período homólogo) foi “impulsionado por uma melhoria contínua do balanço em simultâneo com uma política de crédito rigorosa”.
O banco com presença internacional na Europa, na América Latina e na China revelou que o produto bancário e os custos operacionais, de 35 milhões de euros e 28,9 milhões, respetivamente, “mantiveram-se estáveis face ao desempenho operacional no primeiro semestre de 2023”. No que toca ao produto bancário, detalha que “as comissões líquidas registaram um crescimento homólogo de 38%, para 12,3 milhões”, sendo que a sucursal de Macau “tem desempenhado um papel crucial na emissão de obrigações por parte de empresas chinesas, gerando receitas significativas para o Haitong Bank”. Já a margem financeira, de 19,6 milhões de euros, “aumentou 19% face ao primeiro semestre de 2023, beneficiando do ambiente de taxas de juro elevadas, de uma estratégia dinâmica de captação de funding” e do sucesso de áreas de negócio.
Do lado dos custos operacionais, o banco avança que “possui uma base estável, resultante do esforço levado a cabo nos últimos anos, nomeadamente em termos do controlo rigoroso das despesas operacionais, não obstante a elevada inflação”, destacando que, no primeiro semestre, apenas se registou um ligeiro aumento dos custos com pessoal, compensado por reduções em outras áreas.
Em relação ao balanço, revela que “manteve a trajetória de crescimento consistente dos últimos anos”. A carteira de crédito ascendeu a 715 milhões em junho e o rácio de transformação de depósitos em crédito fixou-se em 69%. Sendo que o rácio de crédito não produtivo (NPL) era de 1,1%.
O ativo cresceu cerca de 4,7% no acumulado do ano, para 3,7 mil milhões. Este crescimento foi sobretudo impulsionado pelo aumento dos empréstimos interbancários, tendo os depósitos permanecido estáveis.
Na análise às contas por áreas de atividade, verifica-se que no primeiro semestre de 2024, a atividade de Structured Finance do Haitong Bank gerou um produto bancário total de 11,5 milhões de euros, ultrapassando os objetivos de negócio estabelecidos para o período.
O banco antecipa que as perspetivas para o segundo semestre sejam positivas com um pipeline de novas operações de ‘Structured Finance’ (financiamento estruturado) “bastante dinâmico e diversificado, geográfica e sectorialmente” e, “uma vez que se espera que várias operações que receberam aprovação interna de crédito no primeiro semestre, venham a ser concluídas durante o segundo”.