Maria Celeste Hagatong ocupa a terceira posição na lista das mais poderosas, elaborada pela revista Forbes Portugal, na categoria de Banca e Finanças.
A Forbes classificou Celeste Hagatong com 72 pontos no ranking desta categoria, colocando-a no terceiro lugar. Quando a revista do grupo Media9 elaborou a lista, Maria Celeste ainda ocupava a posição de presidente do conselho de administração do Banco Português de Fomento, para a qual entrou em 2022, mas no início de setembro anunciou a sua saída da instituições por motivos de saúde.
A executiva licenciou-se em Finanças pelo Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) da Universidade Técnica de Lisboa e iniciou a sua carreira em 1974 enquanto docente do ISCTE e como responsável do Departamento de Finanças Locais no Ministério da Administração Interna.
Entre 2017 e julho de 2022, Hagatong foi presidente do conselho de administração da COSEC, tendo a responsabilidade executiva na área dos seguros de crédito com garantia do Estado.
Entre 1985 e 2017, antes de ter entrada para o Banco do Fomento e da COSEX, exerceu funções no grupo BPI e entre 2017 e 2022 foi também administradora executiva do Banco BPI, tendo gerido os pelouros da banca de empresas, financiamento, construção e project finance/PPPs.
Numa primeira vida, Celeste Hagatong foi ainda diretora do Serviço de Finanças da Direção-Geral do Tesouro e posteriormente dos serviços financeiros e administrativos da Assembleia da República.
No ano passado, o ranking da Forbes Portugal colocou Celeste Hagatong como a 13ª portuguesa mais poderosa nos negócios.