Skip to main content

Bondalti é a única empresa na corrida à OPA sobre a Ercros após desistência da italiana Esseco

A italiana Esseco anunciou hoje a desistência da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a espanhola Ercros.

A Bondalti passou passou a ser única na corrida à espanhola Ercros, após os rivais italianos da Esseco terem anunciado que desistiam da Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a empresa espanhola.

A decisão surge após avaliação dos "remédios" impostos pelo regulador do país vizinho.

“A deliberação da CNMC encerra o procedimento de controlo de concentrações em Espanha, reservando-se ao concorrente o direito de retirar a oferta nos termos do artigo 26.1. c) do RD 1066/2007, tendo em conta que a autorização concedida pela CNMC está sujeita a condições. Face ao exposto e considerando as condições a que a CNMC submeteu a sua autorização, o concorrente decidiu retirar a oferta”, informou a Esseco, em comunicado publicado hoje pelo regulador espanhol dos mercados.

A operação está avaliada em 329 milhões de euros, tendo em conta o valor oferecido pela Bondalti de 3,60 euros por ação da Ercros, enquanto a Esseco propunha pagar 3,84 euros por cada título da empresa química espanhola.

Em junho deste ano, o Grupo José de Mello, dono da Bondalti, afirmou estar muito empenhado na compra da química Ercros, sediada em Barcelona. “É uma empresa muito relevante em Espanha no setor químico. É uma oportunidade muito interessante que a Bondalti e o grupo identificaram como uma de criação de valor e ganho de escala muito relevante”, disse o CEO Salvador de Mello, num encontro com jornalistas em Lisboa. O gestor acrescentou que este investimento estava a revelar-se um “processo longo, mais demorado do que gostaríamos que fosse, mas mantemos empenho na concretização. Projeto industrial é o que faz sentido. É relevante ganhar escala num setor em que escala é relevante”.

A Bondalti é uma das maiores empresas ibéricas no setor da química industrial, um importante produtor ibérico de anilina, de cloro e derivados. A empresa também está presente no setor do tratamento e reutilização de águas. A companhia conta com instalações industriais em Estarreja e Sintra (Portugal), Cantábria e La Rioja (Espanha), logísticas em Aveiro, Barreiro (Portugal) e Vigo (Espanha), operações em Luanda (Angola) e escritórios em Lisboa (Sede, Portugal), Barcelona, Madrid, Pontevedra e Logroño (Espanha). A Bondalti emprega cerca de 750 pessoas e em 2023 registou um volume de vendas de mais de 500 milhões de euros.