Skip to main content

AEP diz que apoios para as empresas contidos no OE são todos tiros ao lado

Fim do Pagamento por Conta? Ao lado. Novo apoio fiscal? Ao lado. PRR? É esperar para ver. Luís Miguel Ribeiro não poupa o novo OE.

Um novo Incentivo Fiscal à Recuperação (IFR, ver texto ao lado); o fim em definitivo do Pagamento Especial por Conta, os subsídios à conta do Plano de Recuperação e Resiliência; uma reforço do Banco de Fomento. O conjunto de medidas que o Governo incluiu na proposta do Orçamento do Estado para 2022 não convence a Associação Empresarial de Portugal que, pela voz do seu presidente, Luís Miguel Ribeiro, não poupa nas palavras para criticar as opções do executivo liderado por António Costa. 
“Continuam a ser as empresas que depois de um período difícil – que passaram ou estão a passar – que continuam a suportar os encargos, continuam a suportar a carga fiscal e continuam a ter este tratamento, ou seja, a não ser consideradas no Orçamento do Estado. Nós não podemos ficar satisfeitos com isto, como é óbvio”, disse o responsável da AEP ao Jornal Económico, já depois de os economistas da associação terem analisado o documento que o governo entregou ontem no parlamento.
E a primeira na linha de fogo é o fim do Pagamento Especial por Conta. “Se isto não fosse sério, até parecia uma brincadeira. Desde 2019 que as empresas que entregam a tempo e horas o modelo 22 e a IES (Informação Empresarial Simplificada) estão dispensadas de Pagamento Especial por Conta. Desde o OE de 2019. Mais. No âmbito das medidas fiscais de apoio às micro, pequenas e médias empresas no quadro da resposta ao coronavírus que as empresas podiam solicitar em 2020 o reembolso integral da parte do PEC que não tinha sido devido até o ano de 2019. Ou seja, em boa verdade o que é que isto vem trazer de novidade? Que impacto é que este tem na vida das empresas? Zero”, diz Luis Miguel Ribeiro.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico