Gerir 200 milhões de clientes num país com 23 línguas oficiais. São tantas pessoas como habitantes da Europa Ocidental. Isto tudo no país mais populoso do mundo e o sétimo maior em área.
A tecnologia ajuda a colar todas estas diferenças e a dar resposta aos clientes.
Os exemplos chegaram a Portugal via Dipu KV, presidente sénior da Bajaj Allianz General Insurance que fez uma apresentação durante a CX Summit – Leaders Hub.
Um deles é a aplicação da empresa para registar acidentes automóvel e que dá uma resposta ao cliente em “20 minutos” fruto do trabalho da Inteligência Artificial (IA) e algoritmos que foram alimentados com milhares de dados de informação para conseguir dar uma resposta rápida aos clientes.
“O cliente tira as fotografias, carrega na app que identifica os danos e faz uma estimativa de custos”, explicou Dipu KV. “Tentativas de fraude? A app também consegue identificar. Tudo isto não seria possível sem a tecnologia”.
Outra aplicação é a Travel Ezee. “Vamos imagina um voo para Nova Iorque que atrasa. O cliente pode exigir um reembolso. Para isso tinha de contactar a seguradora, preencher papéis, entregar provas. Mas só vai pensar nisso depois pois tem de focar-se nas férias ou no trabalho”. “Somos capazes de identificar os voos atrasados. Porque é que o cliente vai esperar? Já sabemos que o voo está atrasado, vamos contactar os clientes. Onde é que no mundo uma seguradora vai ter com o cliente para pagar uma compensação? Muitas empresas já copiaram isto globalmente”, acrescentou.
Outra aplicação da empresa lê documentos médicos e faz a ‘tradução’ do ‘mediquês’ para linguagem comum para os pacientes poderem entender o que está em causa.
Noutro caso, a aplicação ‘Digi Swasth’ permite realizar consultas médicas à distância.
Depois apresentou a app ‘Drive Smart Ecosystem’. Um dispositivo colocado no carro do segurado permite monitorizar a condução: se conduz depressa ou devagar, se as travagens são suaves, etc. Baseado no feedback, a seguradora pode aliviar o prémio do cliente… ou carregar.
Para os pais monitorizarem os filhos em idade escolar, existe o ‘Connected Schools’ que envia informação sobre a sua localização em tempo real.
A seguradora com tantos clientes como a Europa ocidental
Gerir uma seguradora indiana com tantos clientes como habitantes na Europa Ocidental, num país com 23 línguas, apresenta vários desafios. Mas a tecnologia está aí para ajudar.
