Gerir o orçamento de cada um ou da família é sempre um desafio. Parece que as despesas têm vida própria e consomem qualquer receita que delas se aproxime.
Mesmo com a economia a crescer, ainda que a um ritmo baixo, já passado o tempo das taxas de juro mais elevadas – que não vão voltar a valores negativos –, mas com uma inflação que vai persistindo, ainda que sob controlo aparente, e salários sob pressão, o desafio orçamental é uma realidade.
Ainda assim, tem sido percorrido caminho e estamos mais alerta para os temas financeiros e a literacia está a crescer em Portugal, impulsionada por especialistas como a equipa do Doutor Finanças, Bárbara Barroso, fundadora do MoneyLab, Pedro Andersson, do Contas-poupança, Catarina Brandão, da Cat Poupança, ou Catarina Machado. Com base nos seus conselhos, reunimos 10 passos práticos para ajudar a gestão orçamental.
10 conselhos para gerir o orçamento e poupar
/
Gerir o dinheiro para que não seja ele a gerir-nos. Disciplina dá-nos previsibilidade e poupança a liberdade para decidir. Bons princípios que fomos aprender com especialistas.