Skip to main content
Capa
Nº 360 | 12 Janeiro 2024
Edição nº 360
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Figura
Gabriel Attal:liberdade igualdade fraternidade e tudo isso!
Gabriel Attal:liberdade igualdade fraternidade e tudo isso!
Liberdade, igualdade, fraternidade e todas essas coisas, mas com conta, peso e à medida do que é uma sociedade que os franceses consideram próxima do paradisíaco, mas mais ninguém acha.
Tema
‘Homo Faber Fellowship’:  o saber fazer partilhado a quatro mãos
‘Homo Faber Fellowship’: o saber fazer partilhado a quatro mãos
Antes de mais, as apresentações. A Michelangelo Foundation for Creativity and Craftsmanship é uma instituição sem fins lucrativos, sediada em Genebra, Suíça, que tem por missão preservar as artes e ofícios, a diversidade de artesãos, materiais e técnicas, e apoiar a integração profissional de jovens talentos no setor das artes e ofícios.
Passar para  a posteridade todas as possibilidades  que um ateliê encerra
Passar para a posteridade todas as possibilidades que um ateliê encerra
Sob o mesmo teto, a artista Joana Vasconcelos emprega uma equipa especializada de 50 pessoas, nomeadamente artesãos que trabalham com cerâmica, têxteis e madeira. Todas as fases da prática criativa de Joana, desde a conceção até às criações finais, bem como a vertente empresarial são tratadas internamente.
Pessoas
“O livro é uma reinvenção constante”
“O livro é uma reinvenção constante”
Se o livro é a base de qualquer sociedade, compactando histórias de uma forma simples, fácil de transportar (sim, talvez tenha sido um dos primeiros exemplos de portabilidade) e altamente partilhável (sim, é só querermos), então, falemos agora de uma plataforma, regida por Inteligência Artificial, que viabiliza a publicação, distribuição e venda de livros independentes.
5 Sentidos
Kappo, uma experiência transcendental
Kappo, uma experiência transcendental
Os adjetivos existem para serem usados. E se aqui escolhemos uma palavra forte para título, que remete para transcendência, sublimidade, não foi por exagero nem para prender o leitor.