Capa
Nº 31 | 11 Julho 2025

Ver PDF
Disponível para Assinantes
Suplementos
Notícias
Especial Report Industria Farmacêutica

Mesmo com a incerteza e tensão global, a indústria farmacêutica lusa cresce à procura do terceiro recorde consecutivo.

A indústria farmacêutica tem vivido em alta consistente, com a multiplicação de soluções que vai apresentando, fruto da aposta na investigação, e depois de ter dado provas de capacidade na resposta à pandemia de covid-19.

Donald Trump tem assestado a mira na indústria farmacêutica, que responsabiliza pelos custos com a saúde no mercado norte-americano. Já o tinha feito no anterior mandato.

As expectativas são para que a indústria farmacêutica continue a crescer acima da economia, apostando na internacionalização e esperando pela reindustrialização da Europa.

A indústria farmacêutica portuguesa tem-se afirmado pelo crescimento e pela dinâmica, virada para os mercados internacionais. O presidente da Apifarma, a associação que representa o setor, considera que o país pode contribuir para a autonomia estratégica da Europa, mas só se a indústria for valorizada e vencidos os obstáculos que a reprimem. O cumprimento do acordo assinado pelo Estado é vital.

O investimento em I&D no setor farmacêutico é essencial para o país e para o desenvolvimento de novos medicamentos e terapias que contribuem para a melhoria de vida dos pacientes, gerando valor económico no país.