Capa
Nº 69 | 07 Outubro 2022
Ver PDF
Disponível para Assinantes
Notícias
Empresas & Negócios
Perspetiva
Primeira Mão
Região
Cultura & Lazer
O software é o produto mais vendido da empresa, mas tem havido uma crescente procura a partir deste ano dos serviços de formação e consultoria ambiental.
Em 2023 a previsão é de um aumento no investimento no imobiliário na região. A empresa deve fechar 2022 com o melhor desempenho de sempre desde que está na Madeira.
Governo regional deveria implementar “sério programa” de contenção de custos para poder cobrar o “mínimo de impostos”, diz Paulo Pereira.
Os economistas ouvidos pelo EM realçam que as empresas madeirenses não precisam de mais endividamento, mas sim de menos impostos e taxas, bem como menos burocracia e regulação.
A ALBOA disse estar “otimista” em relação à criação do grupo de trabalho, sublinhando que os membros desta estrutura “estão de boa-fé”. Só na Madeira há cerca de 900 famílias lesadas.
O Banif durou quase 28 anos e era o “menino dos olhos” de Horácio Roque, que morreu em 2010. Com a morte do comendador o banco começou a enfraquecer.
O investimento na infraestrutura deve ser feito pelo Governo da Madeira. Presidente do ABC diz que a Madeira é local ideal se gerar uma economia baseada na saúde e bem-estar.
O sector exportador e o turismo já sentem os efeitos da valorização do dólar face ao euro, indicam especialistas consultados pelo Económico Madeira. Desde o início do ano, o número de turistas norte-americanos disparou mais de 1.300%. Contudo a desvalorização do euro torna as importações mais caras, a começar pelos combustíveis.
A prioridade dos partidos que suportam o Governo Regional é dar seguimento ao processo de uma nova Lei de Finanças das Regiões Autónomas, em articulação com a Assembleia Legislativa dos Açores.
Os valores máximos das rendas com direito a apoio ao arrendamento na Madeira vão ser atualizados. Mas com as rendas na Região Autónoma a registarem subidas de dois dígitos ao semestre, dificilmente os apoios públicos conseguirão acompanhar a tendência do mercado.
A artista italiana Francesca Bringandí vive da sinestesia entre música e pintura. De 23 a 30 de outubro terá o seu trabalho exibido na Galeria Salita e, no dia da estreia, irá ainda produzir duas novas pinturas criadas ao som da música.
Foi em março de 2021 que Catarina Trindade, Alban Sidenius e Andreas Sidenius decidiram fazer da Madeira a sede do seu projeto cultural.