Skip to main content

Vera Pinto Pereira é a 6ª portuguesa mais poderosa nos negócios

A CEO da EDP Comercial diz nunca ter seguido um guião de carreira e que a mudança de área de atividade, da multimédia e entretenimento para a da energia, não a assustou.

“Se estou aqui é porque sou capaz”, afirmou Vera Pinto Pereira, 48 anos, no livro “Novas Lições de Liderança”, das autoras Isabel Canha e Maria Serina. A executiva, que diz nunca ter seguido um guião de carreira, assegurou que a mudança de área de atividade, da multimédia e entretenimento para a da energia, não a assustou, uma vez que gosta de sair da sua zona de conforto.

Licenciada em Economia, pela Universidade Nova de Lisboa, fez ainda um MBA no INSEAD, tendo iniciado a sua carreira profissional na Mercer Managing Consulting, onde esteve de 1996 a 1999, tendo, de seguida sido fundadora da InnoveAgency Consulting. Entrou posteriormente na PT Multimédia, em abril de 2003, para assumir uma posição na TV Cabo, tendo aceitado, em 2007, a direção da unidade de negócio da TV, da Meo.

De seguida foi vice-presidente da Fox, para a região ibérica, função que ocupava quando António Mexia a convidou para liderar a EDP Comercial, como CEO. Presente em 29 mercados, o Grupo EDP, que fatura perto de 10 mil milhões de euros e tem cerca de 12.300 colaboradores, registou, em 2022, um resultado líquido de 679 milhões de euros.

A revista Forbes Portugal publicou o seu ranking na edição de Junho/Julho, que está agora em banca.