Skip to main content

Valor do m2 quase duplica o preço médio do mercado em 2024

No último ano, o valor médio do mercado de luxo em Lisboa foi de 13.800 euros/m2. Em 2025, a procura internacional por imóveis de luxo atingiu aproximadamente os 27%.

Se os 25 mil euros/m2 já impressionam por pulverizarem todos os valores do mercado de luxo, ganham ainda maior dimensão quando olhamos para o valor médio praticado em Portugal no ano de 2024 e que, segundo o portal ‘idealista’, foi de 13.800 euros/m2.
No entanto, o valor do metro quadrado para os imóveis de luxo em Lisboa varia por freguesia, podendo situar-se entre cerca de 8.225 euros/m2 em Campo de Ourique/Amoreiras e os 9.650 euros/m2 no Centro Histórico.
De resto, o nosso país tem vindo ao longo dos últimos tempos a tornar-se cada vez mais atrativo para o investidor estrangeiro, cuja procura por imóveis de luxo atingiu aproximadamente os 27% em 2025.
O preço médio de um imóvel de luxo em Portugal é atualmente de cerca de 2,2 milhões de euros.
Prova disso é que os estrangeiros pagam em média 39% mais por imóveis de luxo do que os residentes portugueses.
O cliente norte-americano, em particular registou um aumento de 82% no valor médio por transação no segundo quadrimestre, segundo os dados da Portugal Sotheby’s International Realty.
Os apartamentos T2 e moradias T4 nas zonas premium de Lisboa e do Algarve foram os principais alvos de procura, com o valor médio dos imóveis vendidos a subir 22% face a 2024, mas com o número de transações a ter uma descida de 6% face ao trimestre homólogo.
A imobiliária destaca uma nova geração de investidores que “tem tido um peso crescente” no segmento de luxo, com uma faixa etária entre os 30 e os 40 anos, ligada ao setor da tecnologia, das finanças e do empreendedorismo digital.
Os investidores portugueses continuam a ter bastante relevância neste segmento com um peso de 54% nas transações em comparação ao período homologo. Lisboa concentra 53% da procura nacional, seguida do Algarve (21%), do Porto (12%) e da Madeira (11%), sendo os apartamentos T2 e as moradias T4 as tipologias mais procuradas.
Miguel Poisson, CEO da Portugal Sotheby’s International Realty, salienta que “o aumento expressivo do ticket médio, por parte dos investidores norte-americanos, e a valorização dos ativos transacionados, refletem não só a atratividade das zonas prime como Lisboa, Porto e o Algarve”.
De resto, o CEO destaca uma maturidade crescente do mercado, hoje marcado por um perfil de comprador mais informado, exigente e orientado para o valor a longo prazo.
“A confiança dos investidores internacionais no mercado do imobiliário de luxo em Portugal é hoje mais sólida do que nunca”, afirma Miguel Poisson.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico