Quando, em 2021, Cristiano Ronaldo comprou uma penthouse em Lisboa com vista para o Parque Eduardo VII por 7,2 milhões de euros os portugueses espantaram-se com o preço. Na altura foi de longe a transação mais elevada feita em Portugal. O apartamento – inserido no agora célebre ‘Castilho 203’ fora posto no mercado pela promotora Vanguard Properties – tem uma área interior de 287 m2 e um terraço adicional de 260 m2, totalizando 547 m2 de uso exclusivo. O preço por metro quadrado atingiu os 13.400 euros, um recorde na altura.
Agora, a capital portuguesa prepara-se para receber um empreendimento imobiliário, cujo valor dos apartamentos ainda é mais alto – apenas estará ao alcance dos multimilionários. Trata-.se do projeto Karl Lagerfeld Residences Lisboa. Um empreendimento de branded residences da promotora imobiliária Overseas, em parceria com a marca do estilista, e que estreia assim a moda parisiense no cada vez mais competitivo mercado imobiliário de luxo português.
O prédio, situado entre a Rua Castilho e a Avenida da Liberdade, no centro da Rua Braamcamp, será composto por apenas 10 apartamentos de um ou dois pisos com áreas que começam nos 240 m2. Construído para clientes muito exigentes, terá um espaço comum de relaxamento no jardim, várias piscinas privadas e, ao que apurou o Jornal Económico (JE), terá preços a partir dos 25 mil euros/m2 Os valores mais que duplicam o preço máximo do m2 dos apartamentos do projeto ‘Castilho 203’, que quando postos à venda, apresentavam preços que variavam entre os 4.200 euros/m2 e os 9.200 euros/m2.
Ao JE, Pedro Vicente, CEO da Overseas, não comenta os preços por m2 deste projeto, nem revela o volume de investimento envolvido. Ainda assim, adianta que serão “as casas mais caras de Lisboa” e que o projeto já tem o despacho favorável da autarquia liderada por Carlos Moedas.
“A ideia é começarmos a construção no segundo semestre de 2026 e a conclusão durante o ano de 2028”, diz Pedro Vicente.
O CEO adianta também que o lançamento comercial dos dez apartamentos está agendado para março de 2026, sendo que o projeto tem apresentação marcada para 10 de dezembro, em Paris. Como é muito provável que parte dos compradores, ou talvez a maioria, sejam estrangeiros, o lançamento tem de ter uma forte componente internacional.
“Estamos muito entusiasmados com esta parceria especial, de desenvolver um projeto imobiliário no centro de Lisboa com a inspiração e sofisticação de Karl Lagerfeld”, afirmou Pedro Vicente em comunicado, aquando do anúncio da parceria com a marca de moda em 2023.
Por sua vez, Pier Paolo Righi, CEO da Karl Lagerfeld, manifestou a sua satisfação em expandir os empreendimentos residenciais para o mercado português.
“Com base no portefólio imobiliário da Karl Lagerfeld, vamos expandir os nossos empreendimentos residenciais para o mercado português. A Overseas é o parceiro perfeito para este projeto desafiante”, refere Pier Paolo Righi, CEO da marca de moda. O responsável assume que todo este processo aconteceu pelo facto de ambas as empresas partilharem os valores basilares da inovação e o foco na construção de um futuro melhor.
“Estou certo que este projeto será um importante acréscimo à valiosa e vibrante cidade de Lisboa”, salientou.
Se olharmos para fora de Portugal, o valor do m2 neste projeto ganha ainda maior dimensão. Em Nova Iorque, o preço médio do m2 no centro da cidade (Manhattan e áreas prime) é de 13.200 euros. Aqui ao lado, em Madrid, o segmento de luxo tem negociado apartamentos por valores entre os 18 mil e os 25 mil euros/m2 e, em alguns casos, superando os 28 mil euros em penthouses.
Esta colaboração com a promotora Overseas vai permitir a expansão do portefólio imobiliário premium da Karl Lagerfeld. Entre os vários projetos destacam-se a Karl Lagerfeld Villas Marbella, composto por cinco moradias de luxo, com áreas entre os 660 m2 e os 845 m2, e preços que vão dos 15 milhões aos 16,5 milhões de euros.
Outro projeto residencial de luxo é o ‘The Sail’ em Malaca, na Malásia, que impressiona pelos seus 325 metros de altura interligados por nove torres, que, por sua vez, se unem através de uma piscina com 460 metros de comprimento. É composto por 3.259 unidades e dois hotéis com um total de 2.584 quartos.
A marca de moda tem ainda em desenvolvimento moradias de luxo no Dubai. Além do mercado residencial, a marca de moda tem projetos de hotelaria, como é o caso da Karl Lagerfeld Macau, com 271 quartos e preços que começam nos 436 euros por dia.
Imobiliário - Lisboa entra no mercado das casas para os ultra ricos
/
Projeto de ‘branded residences’ da promotora Overseas, em parceria com a marca de moda Karl Lagerfeld, vai colocar na cidade dez apartamentos de luxo. Valor do m2 é de 25 mil euros, cinco vezes mais que o atual preço médio na capital e oito vezes acima do praticado no país.