Skip to main content

Troca de mensagens é ilegalidade ou “só” um desvio ético?

Comunicações mantidas entre Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol podem ser explosivas para os interesses da investigação.

O The Intercept é um site jornalístico fundado em 2014 e que tem entre os editores Glenn Green- wald, advogado e jornalista norte-americano radicado no Brasil e um dos obreiros, juntamente com Edward Snowden, da denúncia dos programas secretos de vigilância global dos Estados Unidos pela Agência de Segurança Nacional.
O site diz que lhe chegaram, de forma anónima, provas de que Sergio Moro pediu a Deltan Dallagnol para que “trocasse a ordem de fases da Lava-Jato” e “fosse mais célere em algumas operações”, dando ao mesmo tempo opiniões sobre a forma como a investigação deveria ser conduzida.
Esse tipo de alinhamento é proibido pela lei brasileira e Moro disse sempre que nunca tinha prevaricado nessa matéria. “Não tenho estratégia de investigação nenhuma. Quem investiga ou quem decide o que vai fazer é o Ministério Público e a Polícia Federal”, disse publicamente em 2016, precisamente para se defender das suspeitas de que a investigação (e a acusação, cujo trabalho resulta da primeira) estava alinhada com as decisões dos juízes do processo.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico