O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Universidade do Porto e de Coimbra terão sido vítimas de esquema de combinação de preços, por parte de empresas informáticas. Ao Jornal Económico, o INEM confirma a presença da PJ nas instalações do Instituto em Lisboa, no âmbito de um processo de investigação que envolve outras entidades. "O INEM encontra-se, naturalmente, a colaborar com as Autoridades, disponibilizando toda a informação solicitada".
As buscas desencadeadas esta terça-feira foram incialmente noticiadas pela CNN Portugal. No caso da Universidade do Porto, há suspeitas de corrupção e fraude na obtenção de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) relacionados com a aquisição de sistemas informáticos, num esquema que terá lesado o Estado e a União Europeia em dezenas de milhões de euros.
Os polos industriais que vendem os serviços de 'software' e 'hardware' estão localizados na Grande Lisboa e, segundo a CNN Portugal, foram também alvo de buscas pela PJ. A operação em curso, que envolve mais de 300 inspetores, é acompanhada pela Procuradoria Europeia. Segundo noticiado pelo Expresso, também a Casa da Música e o Banco de Portugal foram alvos de busca. O semanário indica que na origem da operação está um alegado esquema que passava por fingir que havia uma concorrência justa e que para isso uma empresa, a DecUnify, conluiou-se alegadamente com outras para viciar o procedimento de contratação pública.
Numa pesquisa no portal Base, é possível verificar o longo historial de contratos da DecUnify com entidades públicas, desde universidades, INEM, hospitais e Banco de Portugal, entre outras. Um dos mais recentes é um contrato com a universidade do Porto, com um valor contratual superior a meio milhão de euros (560.984,00). Objeto principal, lê-se no contrato, é a "aquisição, instalação, configuração, e ligação à rede existente (incluindo todos os acessórios e fichas, calhas técnicas e terminais de ligação) de equipamento audiovisual no âmbito de diversos projetos da Universidade do Porto, resultante do procedimento de contratação de Concurso Público Internacional".