Com os veículos elétricos a ganharem uma preponderância cada vez mais acentuada no parque automóvel português, surgem empresas que oferecem serviços para que os utilizadores possam usufruir dos mesmos com a maior comodidade possível.
A ChargeGuru oferece um serviço de subscrição através do qual é possível instalar um ou mais carregadores, tanto junto a uma ou mais residências (num prédio ou condomínio, por exemplo), como num local de trabalho. Ao todo, os responsáveis pretendem estar presentes em três mil edifícios dentro de três anos.
Em entrevista ao Jornal Económico, o country manager da empresa, Marcus Torres, assinala que a ChargeGuru apresenta “solução para o fornecimento dos equipamentos de instalação e o software de supervisão para acesso de acesso dos utilizadores e verificar consumos”. A subscrição de um serviço comtempla ainda “a solução de manutenção” dos equipamentos instalados “sempre que o cliente assim o requisitar”.
Para tal, existe a possibilidade de “uma manutenção preventiva”, como é o caso de uma visita periódica ao local onde estão os carregadores, como também um serviço de manutenção corretiva, “sempre que exista uma avaria do equipamento”, refere o responsável.
Zeplug, o serviço que pretende facilitar a instalação de carregadores
A ChargeGuru lançou em Portugal o serviço Zeplug, que permite instalar um ou mais carregadores para veículos elétricos na garagem de um prédio (a título de exemplo).
“Só os clientes que têm um veículo elétrico e que querem um ponto de carregamento é que se tornam nossos clientes, através do pagamento de uma subscrição”, sublinhou o responsável, deixando a nota de que os restantes condóminos não pagam nada. Em simultâneo, é já possível realizar uma instalação coletiva, que sirva dois ou mais utilizadores, de forma a dividir a energia fornecida pela rede que serve o prédio ou condomínio em causa.
Tendo em vista, a facilitação do serviço Zeplug, a empresa estabeleceu uma parceria com a Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC).
Na mesma medida, Marcus Torres sublinha a “grande” margem de progressão. Prova disso, refere, é que “muitas das pessoas que têm garagem ainda não têm veículos elétricos, portanto, o futuro também será favorável para a mobilidade elétrica”.