A Altice Portugal obteve receitas de 704 milhões de euros no primeiro trimestre de 2024, no que representa uma subida de 0,6% face ao mesmo período do ano passado, anunciou hoje a operadora dona do MEO.
Esta subida das receitas assentou sobretudo nos segmentos de Consumo (+2,8%) e de Serviços Empresariais (+4,6%, se excluído o impacto negativo da queda das vendas de equipamentos da Altice Labs), acompanhando o crescimento da base de clientes únicos e de unidades geradoras de receitas (RGU), que fecharam no trimestre em 1,7 milhões e 14 milhões, respetivamente.
Por sua vez, o lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (EBITDA) teve um crescimento homólogo de 5,6% para 259 milhões de euros, adiantou a operada liderada por Ana Figueiredo. O crescimento do EBITDA assentou na "dinâmica operacional de expansão da base de clientes e RGUs, crescimento do respetivo ARPU, diversificação de portfólio, novos negócios Não Telco, e na disciplina dos custos operacionais", referiu a empresa.
Rede 5G já chega a 95,66% da população
A operadora investiu um total de 99 milhões de euros no trimestre, com um "menor ritmo" na expansão da sua rede de fibra ótica, que já atinge 6,4 milhões de lares, mas "com um reforço claro na expansão de cobertura da Rede Móvel e na implementação da tecnologia 5G". A rede de fibra ótica da operadora fechou o primeiro trimestre alcançando 95% da população portuguesa. Por sua vez, a rede móvel de quarta geração (4G) chega a 99,95% da população, ao passo que o 5G da Altice chegou ao final do primeiro trimestre com uma taxa de cobertura de 95,66%.
"As opções estratégicas dos últimos anos, que se traduziram numa clara melhoria da performance económico-financeira, aliada à aposta contínua na expansão da rede de Fibra Ótica, melhoria da Qualidade de Serviço, expansão da Rede Móvel e aposta no 5G, como motores para a prestação de um serviço de excelência ao Cliente, são a base para a manutenção do desempenho positivo neste trimestre", defendeu a Altice.
"Os resultados do 1o trimestre de 2024 evidenciaram crescimento nos principais indicadores operacionais, quer face ao trimestre anterior quer ao período homólogo. A Empresa reforçou a posição de mercado e continuou a expandir a Base de Clientes Únicos, a crescer o total de RGUs Telco, mantendo a angariação aliada a níveis record de desligamentos e a diversificar os serviços para RGUs sinérgicos, tais como Energia e Seguros", acrescenta a dona do MEO. Recorde-se que esta estratégia de diversificação conheceu novos desenvolvimentos na semana passada, com o lançamento da primeira oferta integrada de telecomunicações e energia.
Entre janeiro e março, o total de serviços fixos aumentou 0,3%, para seis milhões, enquanto a base de clientes de serviço de televisão e conetividade cresceram 0,5% e 0,6%, respetivamente, para 1,9 milhões.
Por sua vez, a base de clientes móveis pós-pago superou a fasquia dos cinco milhões, graças às ofertas convergentes que juntam vários serviços num só pacote de subscrição, com uma subida de 1,5% (o que corresponde a mais 77 mil clientes) no primeiro trimestre.