Skip to main content

Paula Pereira da Silva: mais jovem líder da Galp Brasil

Paula Pereira da Silva gere um portfólio combinado de mil milhões de dólares das três empresas da Galp no Brasil. Começou a sua carreira na Galp e foi subindo entre cargos.

Paula Pereira da Silva é das mais jovens empresárias do ranking das poderosas da revista Forbes Portugal, especialmente depois de ter assumido o cargo de country chair da Galp Brasil a 1 de julho deste ano. Aos 35 anos de idade, tornou-se a primeira mulher a liderar os negócios da Galp no mercado brasileiro, acumulando funções de CEO das três empresas da marca no Brasil.

Juntas, as três empresas lideradas por Paula Pereira da Silva geram um EBITDA de mil milhões de dólares, algo como 916 milhões de euros. Na lista da Forbes Portugal, a jovem empresária recolhe um total de 68 pontos na categoria de Energia, sendo colocada na terceira posição do ranking.

É licenciada em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico, em Lisboa, onde foi a melhor aluna do curso. Foi aqui que completou duas especializações em cinco anos, de acordo com o perfil da Forbes. No currículo dos estudos, tem ainda duas pós-graduações: Engenharia de Petróleo e Finanças. Possui ainda um MBA na The Lisboa MBA Nova-Católica.

Começou a carreira na Galp e fez o seu percurso dentro do grupo, chegando agora a um alto cargo do outro lado do Atlântico.

A sua carreira no grupo Galp começou através do Programa de Trainees, na área de E&P. Aqui, em 2012, entrou como engenheira de petróleo na área de Upstream.

Paula Pereira da Silva conseguiu distinguir-se dos restantes e foi selecionada como COO Executive Management Assistant, em 2014. Posteriormente, liderou a área de Portefolio Management de E&P ainda em Portugal. Mais tarde foi liderar a equipa comercial no Brasil, em 2019, e assim começou a aventura que culminou no cargo que atualmente ocupa.

No meio da aventura, regressou a Portugal e foi promovida a Head of Commercial & Portefolio, sendo a diretora mais jovem de sempre do grupo Galp. Passou pouco tempo até ao convite para ser country chair/CEO do grupo no Brasil.

Um dos seus focos no Brasil vai ser a conclusão do projeto Bacalhau, cuja produção total é estimada em 220 mil barris diários a velocidade cruzeiro. Este é também um dos maiores projetos em desenvolvimento no Brasil e "em que contribuímos ativamente para garantir a sua execução dentro do prazo e dentro do orçamento, e que terá um impacto muito relevante no crescimento da empresa", apontou Paula Pereira da Silva aquando da sua nomeação.

A título pessoal, Paula Pereira da Silva é mãe de duas filhas. Nos tempos de estudante, destacou-se na música e frequentou o Conservatório de Piano. A nível desportivo foi praticante de natação, corrida e ginástica. Mais tarde, na escola secundária, onde foi aluna do Colégio Moderno, terminou o 12º ano com uma média de 20 valores.