sta é uma declaração de amor à l’art de vivre à la marocaine. Soa presunçoso? Pouco importa, dado o objeto desta bela edição da editora Assouline ser uma justa celebração desse icónico hotel-palácio chamado La Mamounia, sito no bairro Hivernage, em Marraquexe. Uma declaração de amor do jornalista e escritor Laurence Benaïm que vai muito além das belíssimas imagens que ilustram o livro. Nele se eleva a hospitalidade a cultura material e imaterial. Imagine a musicalidade da água que irradia das fontes que adornam os pátios. Imagine a dança de chiaro-oscuro entre as arcadas. Imagine o esplendor das cores nos intrincados motivos dos zelij [azulejos]. Imagine o cair da noite sobre o palmeiral que parece abraçar este hotel centenário, poético e misterioso.
La Mamounia sempre teve um ritmo muito próprio. Aqui, a indolência contrasta com o ritmo mais frenético do coração da medina, a praça Jemaa el-Fna. Recolhimento, sim, mas conforto também. E elevados padrões de hospitalidade. A arte de bem receber marroquina tem aqui um dos seus mais ilustres embaixadores. Os prestigiados Readers’ Choice Awards da revista internacional “Condé Nast Traveler” renovaram-lhe o título de melhor hotel de África em 2025, e os prémios Travel + Leisure World’s Best Awards também guindaram La Mamounia ao palmarés.
As razões são muitas. Entre elas os diferentes restaurantes e espaços gastronómicos, como o incontornável salão de chá Le Menzeh, com carta da autoria de Pierre Hermé, muitas vezes apelidado de “Picasso da pastelaria”, pelo talento escultórico e universo imagético das suas criações de haute pâtisserie. Pecado dos deuses? Sem dúvida. Mas como resistir a um ‘macaron Pierre Hermé’, só para mencionar uma das suas mais singelas tentações?
Luxo, requinte, tradição, hospitalidade encontram-se nesta pérola marroquina. Com elegância, extraindo toda a sofisticação do saber-fazer dos artesãos de Marrocos, guardiões de técnicas ancestrais, agora projetadas nos detalhes que tornam La Mamounia... único. E não, não é um cliché.
Objeto de coleção e convite à viagem
/
Dizer “La Mamounia” leva-nos de imediato até Marraquexe e ao esplendor arquitetónico desta joia da hotelaria marroquina.