Skip to main content

Novo Cartão de Cidadão já circula. Saiba o que mudou

A nova funcionalidade do Cartão de Cidadão resulta da parceria entre o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN), da Imprensa Nacional Casa da Moeda e da Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Entrou na terça-feira em circulação o novo modelo do Cartão de Cidadão. Este modelo foi atualizado em conformidade com o modelo comum definido pelo Parlamento Europeu, que também estipulou que este seja contactless.

Quais as diferenças em relação ao anterior cartão de cidadão?

design do novo cartão vai ter uma fotografia com dimensões maiores e o chip passa a estar na parte de trás do CC. O novo formato dispensa a utilização de leitores de cartões e poderá ser utilizado como título de transporte. O chip do novo cartão tem três aplicações: de identificação (IAS - Identification, Authentication e Signature), de viagem e de verificação biométrica.

Como funciona?

Com a introdução de um chip com a tecnologia contactless, vai ser possível promover a utilização do CC nos serviços públicos, sem ser necessário utilizar o leitor de cartões.

Quais as vantagens do novo cartão?

Poderá ser usado como título de transporte em todo o país, sendo ainda possível associar bilhetes eletrónicos para espetáculos ao cartão e servindo igualmente como meio de autenticação nos serviços digitais e presenciais.

Há alteração quanto ao preço da emissão do cartão?

O novo cartão não prevê qualquer alteração nas taxas de emissão do documento, variando de acordo com a forma como é requerida (online ou presencial). Saliente-se ainda que o pedido para crianças até um ano de idade é gratuito.

Qual a validade do novo cartão de cidadão?

Também não estão previstas alterações na validade dos cartões, sendo que se mantêm até aos 25 anos com uma validade de cinco anos e a partir dos 25 anos com uma validade de 10 anos.