Skip to main content

Novo Banco concretiza maior venda de malparado em Portugal

O banco liderado por António Ramalho vendeu carteira de crédito não produtivo avaliada em 2.150 milhões a fundos de investimento.

O Novo Banco (NB) cumpriu o objetivo de limpar do balanço a carteira de crédito malparado (da sigla inglesa NPL) avaliada em 2.150 milhões de euros.
O concurso de venda de crédito não produtivo foi lançado em setembro, com o prazo de entrega das propostas vinculativas até 12 de dezembro.
“O Novo Banco informa que, após a conclusão de um processo de venda competitivo, o Novo Banco e o BEST celebraram um contrato de compra e venda de uma carteira de crédito não produtivo [NPL] e ativos relacionados (Projeto Nata)”, lê-se no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira.
A maior alienação de ativos não produtivos alguma vez realizada em Portugal foi feita ao consórcio de fundos geridos pelas empresas de private equity KKR Credit Advisors e LX Investment Partners.
“A carteira de malparado engloba cerca de 102 mil contratos com um valor total de 2.150 milhões de euros”, lê-se no documento. No entanto, a transação só ficará concluída no primeiro trimestre de 2019, “após a verificação de todas as condições necessárias à sua formalização”.

Este conteúdo é exclusivo para assinantes, faça login ou subscreva o Jornal Económico