As novas linhas de metro - subterrâneo e de superfície - previstas para a Área Metropolitana de Lisboa (AML) na margem norte do Tejo vão superar 1,2 mil milhões de euros de investimento (ver tabela), incluindo a atual extensão entre o Rato e o Cais do Sodré, em fase de obras. Em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, Vítor Domingues dos Santos, presidente do conselho de administração do Metropolitano de Lisboa (ML), explica o ponto da situação dos diversos projetos em estudo, revela os valores de investimento associados e aponta as datas previsíveis de entrada em funcionamento. O grande projeto é a extensão de São Sebastião a Alcântara (280 milhões de euros, sem material circulante), o que irá exigir a compra de mais material circulante (ver entrevista) e o metro ligeiro de superfície para Odivelas, que será gerido pelo ML.
Novas linhas de metro em Lisboa vão custar mais de 1,2 mil milhões
Metropolitano de Lisboa irá gerir metro de superfície para Odivelas. Estão a ser estudados os traçados das linhas de metro ligeiro para Loures e Oeiras, mas as autarquias deverão assumir a exploração.
