A primeira sessão da semana terminou sem grande rumo, com algumas das principais bolsas a registarem perdas ligeiras e outras a apresentarem ganhos ligeiros. Por cá, o principal índice, o PSI, terminou em terreno negativo, com uma ligeira descida de 0,19% para 6.028,07 pontos.
A pressionar o PSI ficou a Semapa, que registou uma perda de 2,34% para 13,34 euros, seguida da NOS, que cai 1,22% para 3,40 euros. Já o sector energético, também sofreu algumas perdas nesta sessão, nomeadamente a Greenvolt, que tombou 1,07%, num dia em que anunciou a sua entrada no mercado irlandês, seguida da Galp que recua 0,79% e da EDP Renováveis que desvaloriza 0,50%.
Por outro lado, a Ibersol foi a cotada que maiores ganhos registou, apresentando uma subida de 0,90% para 6,72 euros, já a EDP valorizou 0,40%.
Esta semana vai ser marcada pela reunião do banco central europeu (BCE), que vai acontecer na quinta-feira, e onde se vai verificar se as taxas do BCE atingiram os máximos em setembro ou não, e se Christine Lagarde tenciona fazer mais alguma alteração. Apesar da maioria dos analista esperar que o BCE não mexa nas taxas, a imprevisibilidade de Lagarde poderá deixar os mercados 'tensos' durante esta semana.
Também os preços do crude registaram perdas durante o dia, tendo o texano WTI chegado a um preço de 89,69 dólares por barril e o Brent ao valor de 90,94 dólares por barril.
Do outro lado do atlântico a sessão também se iniciou a registar perdas, principalmente pela subida das yields de dívida soberana nos EUA, e pelo aumento dos receios de uma maior pressão inflacionista derivada ao aumento dos preços do petróleo, derivados da guerra em Israel.