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José Pedro Dias deixa FC Porto para ajudar empresas a crescer

Diretor Comercial do Porto vai fazer consultoria estratégica para apoiar empresas. Aposta no mentoring e na estruturação de projetos.

José Pedro Dias, diretor Comercial do Futebol Clube do Porto durante toda a última década, vai deixar o clube para avançar com um projeto próprio de advisory e consultoria estratégica destinada ao apoio a empresas em fase de crescimento.


O novo projeto assenta num modelo de acompanhamento personalizado, com envolvimento direto na execução, oferecendo uma abordagem diferenciadora face a modelos tradicionais. Propõe apoio para crescimento sustentável, aceleração comercial, expansão internacional e mentoring de equipas.


“A consultoria nas áreas de estruturação de projetos comerciais, mentoring de equipas e alinhamento estratégico são eixos fundamentais onde é possível gerar valor significativo”, diz José Pedro Dias ao Jornal Económico. “Muitas empresas — algumas de grande dimensão, mas com estruturas de base familiar — podem ganhar uma nova dinâmica no mercado com ajustes em processos-chave”, acrescenta. “Esse tipo de apoio à gestão é, também, uma área onde identifico uma oportunidade clara”, aponta.


Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e com um mestrado em Finanças, tem uma experiência de 20 anos, em que passou pela Siemens, onde integrou a equipa global sediada em Munique, a Huawei, onde teve um papel determinante na abertura e consolidação do escritório da marca em Portugal, e a Cisco, onde liderou iniciativas comerciais em mercados internacionais, com foco em grandes operadoras de telecomunicações.
No Porto, desempenhou as funções de diretor B2B do Porto, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão da rede de parceiros do universo do clube, até este mês.


José Pedro Dias diz ao JE que, coma nova estrutura, está já envolvido em projetos de desenvolvimento comercial nos setores do desporto e do entretenimento, incluindo a colaboração com um clube português, bem como com uma empresa tecnológica de âmbito internacional, como parte de uma “estratégia personalizada centrada na cria