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José Pedro Dias deixa FC Porto para ajudar empresas a crescer

Diretor Comercial do Porto vai fazer consultoria estratégica para apoiar empresas. Aposta no mentoring e na estruturação de projetos.

José Pedro Dias, diretor Comercial do Futebol Clube do Porto durante toda a última década, vai deixar o clube para avançar com um projeto próprio de advisory e consultoria estratégica destinada ao apoio a empresas em fase de crescimento.


O novo projeto assenta num modelo de acompanhamento personalizado, com envolvimento direto na execução, oferecendo uma abordagem diferenciadora face a modelos tradicionais. Propõe apoio para crescimento sustentável, aceleração comercial, expansão internacional e mentoring de equipas.


“A consultoria nas áreas de estruturação de projetos comerciais, mentoring de equipas e alinhamento estratégico são eixos fundamentais onde é possível gerar valor significativo”, diz José Pedro Dias ao Jornal Económico. “Muitas empresas — algumas de grande dimensão, mas com estruturas de base familiar — podem ganhar uma nova dinâmica no mercado com ajustes em processos-chave”, acrescenta. “Esse tipo de apoio à gestão é, também, uma área onde identifico uma oportunidade clara”, aponta.


Licenciado em Engenharia Eletrotécnica e com um mestrado em Finanças, tem uma experiência de 20 anos, em que passou pela Siemens, onde integrou a equipa global sediada em Munique, a Huawei, onde teve um papel determinante na abertura e consolidação do escritório da marca em Portugal, e a Cisco, onde liderou iniciativas comerciais em mercados internacionais, com foco em grandes operadoras de telecomunicações.
No Porto, desempenhou as funções de diretor B2B do Porto, sendo responsável pelo desenvolvimento e gestão da rede de parceiros do universo do clube, até este mês.


José Pedro Dias está já envolvido em projetos de desenvolvimento comercial nos setores do desporto e do entretenimento, incluindo a colaboração com um clube português, bem como com uma empresa tecnológica de âmbito internacional, como parte de uma “estratégia personalizada centrada na criação de valor e impacto real”.
“Conheço muitas empresas — algumas de grande dimensão, mas com estruturas de base familiar — que poderiam ganhar uma nova dinâmica no mercado com ajustes em processos-chave. Esse tipo de apoio à gestão é, também, uma área onde identifico uma oportunidade clara de contribuição”, diz.