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Ikea faz mais de 40 projetos de design de interiores por mês

Área de negócio de assessoria na decoração começou com duas pessoas e tem agora nove. "Integrámos, e estamos a integrar, designers de interiores, especialistas nesta área. Em simultâneo, mantemos um plano de formação ativo e constante", diz Ana Bordalo ao Jornal Económico.

A Ikea tem estado a investir na área de design e consultoria de decoração de interiores como um serviço complementar à venda de mobiliário, tal como o é a zona de refeições nas lojas, por exemplo. A equipa em Portugal começou com apenas duas pessoas e conta agora com nove profissionais, entre as quais oito designers e um responsável pelas vendas.

Em média, a empresa faz 45 projetos de divisões de casas particulares e organizações e aproximadamente 25 consultorias por mês, revelou ao Jornal Económico (JE) a manager do Centro de Apoio ao Cliente (Customer Support Centre) da Ikea em Portugal.

“Este serviço de consultoria na área de design de interiores iniciou como teste em 2017, na loja de Loures e em 2018 passou a projeto nacional. Portugal foi o país piloto para a implementação deste projeto, que hoje é requisito essencial nos diferentes mercados. O Serviço de Design de Interiores opera neste momento em duas vertentes: clientes particulares e empresas (business)”, conta Ana Bordalo.

Porém, para dar resposta a esta unidade de negócio, a Ikea tem optado por recrutar talentos da área e também formar trabalhadores dos call centers para serem consultores de design de interiores. Nos últimos dois anos, o grupo sueco do mobiliário e decoração deu este curso especializado a cerca de 8.500 funcionários, como avançou a agência Reuters.

“Integrámos, e estamos a integrar, designers de interiores, especialistas nesta área, no nosso Centro de Apoio ao Cliente Ikea, de fora a prestar um serviço cada vez mais próximo, integral e especializado aos nossos clientes. Em simultâneo, mantemos um plano de formação ativo e constante para que todos colaboradores tenham cada vez mais competências e possam assim apoiar os clientes nos seus processos de compra que não exigem conhecimento específico de design de interiores”, adiantou ao JE a gestora do contact center da Ikea Portugal.

Segundo a porta-voz da retalhista, este negócio foi uma “oportunidade” de mercado encontrada. “O mundo tem mudado muito, e a forma como acedemos a produtos e serviços também. Trabalhamos diariamente para estar cada vez mais próximos dos nossos clientes, independentemente do canal que utilizamos. A preocupação e o interesse dos portugueses pela vida em casa, por se sentirem confortáveis no espaço em que vivem, tem vindo a crescer com o passar dos anos”, referiu Ana Bordalo.

Em meados de abril, a Ikea expandiu o leque de serviços oferecidos para passar a ter design de interiores em mercados como o Reino Unido e os Estados Unidos. Em Portugal, os clientes pagam 25 euros por hora para consultoria online e a partir de 199 euros para receberem uma proposta de projeto de design de interiores para uma divisão de casa com imagens 3D, segundo o preçário consultado pelo JE.

No ano fiscal de 2022, as vendas de produtos e serviços de design de interiores da Ingka através de telefone ou videochamada representaram 1,3 mil milhões de euros, o que representa 3,3% do total das receitas. À agência noticiosa internacional, o grupo Ingka adiantou que pretende aumentar essa percentagem para 10% até 2028.